Esther Cruz é líder de desbravadores de um clube na zona leste de Manaus e se dedica a este ministério há 16 anos. Foi em um dia corriqueiro que uma notícia a surpreendeu enquanto estava no trabalho: a casa em que morava há 15 anos pegou fogo. Ela perdeu tudo. Mas uma ação voluntária dos desbravadores que ela tanto incentivou a fazer o bem ao próximo começou a mudar o cenário de sua própria vida.
Dessa vez, as ações voluntárias espontâneas foram para reformar sua moradia. Histórias como essa representam a disposição desses meninos e meninas em servir a comunidade. Por isso, como reconhecimento às ações sociais constantes à sociedade, a Prefeitura Municipal de Manaus fixou um monumento na Praia da Ponta Negra no Dia Mundial dos Desbravadores, 14 de setembro.
Além disso, uma programação de celebração foi realizada à tarde, no anfiteatro, onde Manaus foi intitulada como a capital mundial dos Desbravadores. No local, o pastor Luís Gonçalves, evangelista da Igreja Adventista para oito países sul-americanos, participou do Batismo da Primavera às margens do rio negro.
O monumento em homenagem aos serviços sociais prestados à comunidade é o triângulo dos Desbravadores e um relógio solar. Segundo o líder da agremiação para a região noroeste, pastor Anderson Carneiro, este reconhecimento serve de motivação para quem integra o Clube. “Com certeza significa muito e os motiva a continuarem sendo úteis à sociedade de forma genuína e feliz. Além do que todos os que passarem neste ponto turístico conhecido mundialmente, a praia da Ponta Negra, saberão quem são os desbravadores”, coloca.
A secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e da Mulher, Conceição Sampaio, compareceu à solenidade e reforçou a importância das crianças e dos adolescentes incentivarem outros a ajudarem o próximo. “É uma honra reconhecer com este monumento um grupo que evangeliza e ajuda a comunidade, afinal, esse é o nosso papel! A gente sabe que a juventude é a porta para um novo mundo e uma realidade melhor, e o Clube de Desbravadores prega isso. Apoiá-los é fundamental!”, ressalta.
Em oito países do território sul-americano (Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai, Equador, Chile e Paraguai) existem mais de 12 mil clubes de Desbravadores. Manaus alcança a marca de 342 deles, reconhecida pela Igreja Adventista no mundo como a capital mundial dos desbravadores. Segundo o líder de Desbravadores para a América do Sul, pastor Udolcy Zukowski, não há lugar em todo o planeta que ultrapasse essa quantidade. “A força em Manaus é impressionante. Temos praticamente um clube em cada bairro da cidade. Por isso, neste dia especial, estamos trazendo o título”, pontua.
Semana do Lenço
Durante a solenidade no anfiteatro da Ponta Negra, Pérolla Cerdeira, de 10 anos, foi condecorada como desbravadora relevante. Compreendendo a importância e o significado do uniforme dos desbravadores, com a sua mãe, ela solicitou a permissão da direção da Escola Militar onde estuda para usar o lenço amarelo durante toda a Semana do Lenço, que ocorreu de 8 a 14 de setembro, com o seu fardamento militar.

A iniciativa chamou a atenção de seus professores e colegas de classe. Por conta disso, foi convidada para explicar em sala de aula o significado do lenço. “Estou muito feliz em ser condecorada como desbravadora relevante! Não tive receio de ir com o meu lenço durante as aulas nesta semana. Foi um lindo testemunho, pois através disso, muitos colegas meus conheceram o Clube de Desbravadores e poderão ser tornar, quem sabe, desbravadores, assim como eu”, declara feliz.






