
O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou neste sábado (14/3) a entrega de um conjunto de intervenções urbanas na zona Sul da capital, executadas pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). As entregas reuniram um grande público e incluíram quatro equipamentos:
- 🏗️ Ecoponto zona Sul – Clodoaldo Santos
- 🌊 Ecobarreira no igarapé do 40, no bairro Educandos
- 🌉 Revitalização da Ponte dos Ingleses (oficialmente Ponte Ephigênio Ferreira de Salles)
- 🎭 Anfiteatro Encontro das Águas
As entregas em detalhe
Ecoponto Clodoaldo Santos O principal equipamento entregue passa a funcionar também como base descentralizada da Semulsp na região, ampliando a capacidade operacional da secretaria. Com a estrutura, equipes, veículos e equipamentos de limpeza ficam mais próximos das áreas atendidas, reduzindo o tempo de deslocamento e ampliando a eficiência de serviços como:
- Retirada de lixeiras irregulares
- Capinação e varrição
- Limpeza de igarapés
- Coleta de resíduos volumosos
- Manutenção de áreas públicas
O espaço também abrigará iniciativas culturais, entre elas o Boi-bumbá Garanhão e a escola de samba Acadêmicos da Cidade Alta. O presidente do Boi Garanhão, João Paulo, celebrou a novidade: “O Boi Garanhão não tinha um lugar para ensaiar. Agora, temos um espaço estruturado para fortalecer a cultura da comunidade”.
Ecobarreira no igarapé do 40 A estrutura atua como ponto de contenção de resíduos arrastados pelas chuvas para os igarapés, impedindo que o lixo alcance o rio Negro e facilitando o trabalho das equipes de limpeza.
Ponte dos Ingleses Construída em 1929 para facilitar a ligação entre o bairro Educandos e a região central da cidade, a estrutura histórica passou por melhorias estruturais e urbanísticas que reforçam a segurança e valorizam o espaço público. O prefeito relembrou a relação pessoal com o local:
“Tenho uma lembrança muito antiga dessa ponte, ainda da minha infância. Eu passava por aqui, quando vinha a pé para a escola, e esse lugar faz parte da história de Manaus e também da minha história”.
Anfiteatro Encontro das Águas O novo espaço passa a oferecer estrutura para atividades culturais, educativas e comunitárias, ampliando as possibilidades de convivência e valorizando a paisagem urbana da região.
O significado das intervenções
O prefeito David Almeida destacou o impacto da transformação:
“Aqui era uma área abandonada, com ocupações irregulares e diversos problemas sociais. Hoje, entregamos mais um local revitalizado e transformado em ambiente público para a população. É a sexta área da cidade que a prefeitura recupera com esse objetivo de devolver o espaço urbano para as pessoas”.
O secretário Sabá Reis ressaltou a velocidade das obras: “Há pouco mais de um mês, iniciamos as intervenções neste espaço e hoje entregamos um local completamente transformado para a população da zona Sul”.
Durante a cerimônia, foi realizada ainda uma homenagem a Clodoaldo Santos, que dá nome ao novo ecoponto. Em nome da família, Lionarielle Santos declarou: “Ver esse prédio com o nome Clodoaldo Santos representa para a nossa família o reconhecimento de uma história construída com trabalho, dignidade e amizade”.







