Entre 8 de setembro e 8 de outubro, Manaus, no Amazonas, recebe a exposição gratuita “Natureza em Foco: Sustentabilidade e Beleza Natural”, que reúne imagens artísticas capazes de sensibilizar e inspirar novas formas de relação com o meio ambiente. Realizada pelo Ministério da Cultura e pela Educação e Cultura Produções, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A mostra convida o público a refletir sobre a beleza e a vulnerabilidade da natureza, retratada em paisagens como florestas, praias, montanhas e rios.

“Acreditamos que a arte é uma poderosa ferramenta de sensibilização. Com esta exposição, buscamos instigar o público a contemplar a beleza natural e, ao mesmo tempo, refletir sobre a responsabilidade coletiva de preservá-la. Levar cultura para as comunidades é também um caminho de conscientização, que dialoga diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incentivando práticas mais responsáveis e inclusivas”, afirma Ana Xavier, CEO da Educação e Cultura Produções.

Além de Manaus, a iniciativa também ocorre em Joinville, Santa Catarina, e Rio Claro, no interior de São Paulo. A expectativa é receber cerca de 300 visitantes por dia, totalizando 4.500 pessoas atendidas ao longo das três cidades.

O projeto foi concebido para garantir democratização e acessibilidade. Os espaços expositivos terão rampas, corrimãos e piso tátil, além de intérpretes de Libras, monitores de apoio e materiais impressos em Braille. A exposição também terá registros audiovisuais disponibilizados online, ampliando o acesso e permitindo que as obras sejam apreciadas em diferentes formatos, como carrosséis ou murais virtuais.

Cultura alinhada aos ODS da ONU

Alinhada à Agenda 2030 da ONU, a ação conecta-se a diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como o ODS 4 (Educação de Qualidade), ao promover sensibilização ambiental por meio da arte; o ODS 10 (Redução das Desigualdades), ao garantir acessibilidade plena e distribuição gratuita; e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ao estimular reflexões sobre a preservação ambiental. Assim, a exposição transforma cultura em ferramenta de transformação social e ambiental.

CRONOGRAMA

8/09 A 8/10 – Manaus | Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida -Rua: Barreirinha, São José 1

15 a 22/09 – Joinville |  O FAROL – R. Max Colin, 550 – América Joinville

15/09 a 15/10 – Rio Claro | Centro Cultural Roberto Palmari – Rua Dois, 2880 – Vila Operária.

Sobre a Educação e Cultura Produções

A Educação e Cultura Produções é uma empresa que realiza projetos culturais e educacionais que conectam arte, educação e sustentabilidade, impactando milhares de pessoas em todo o país.

Artigo anteriorConexsus reúne lideranças para ativar ecossistema de negócios comunitários no sul do Amazonas
Próximo artigoManaus lidera em crescimento de arrecadação do IPTU inscrito na dívida ativa