Manaus registrou um aumento de 33% no número de latrocínios em 2021, em comparação com 2020. O dado é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado.

A capital do Amazonas teve aumento de 48,9% no número de mortes violentas entre 2021 e 2020. O latrocínio, que é o roubo com resultado morte, está nesse grupo.

Segundo o levantamento, foram 33 crimes desse tipo em 2020 e 44 em 2021. A capital do Amazonas foi a segunda entre todas as capitais do país que registrou a maior quantidade de latrocínios no ano passado. Ela só perde para São Paulo, que teve 56 registros.

Já levando em consideração apenas as capitais da Região Norte, Manaus lidera o ranking isoladamente. Macapá vem na segunda posição com 18 registros e Belém em terceiro lugar com 10.

Entre as vítimas desse tipo de crime está o indígena Melquisedeque Santos, de 20 anos. Ele era aprendiz e foi morto no dia 16 de dezembro do ano passado, durante assalto a um ônibus do transporte coletivo de Manaus. O menino voltava para casa, após um dia de trabalho, com uma cesta de natal para a família.

O caso ganhou repercussão e a polícia, ainda em dezembro, conseguiu prender o primeiro suspeito. Outros dois homens foram presos quando o crime completou três meses.

Manaus também registrou aumento em relação ao número de homicídios dolosos. Em 2020 foram 657. Já em 2021 1.060. Já em relação ao crime de lesão corporal seguida de morte houve uma redução. Em 2020, foram apenas 15. No passado, apenas 12.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) disse que tem intensificado as operações integradas, com uso de tecnologia, análise estatística e inteligência, com o objetivo de reduzir crimes contra a vida e patrimônio, além de outros crimes.

A secretaria também afirmou que ações da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (SEAI) têm subsidiado diariamente as operações integradas direcionando as áreas e horários de maior índice criminal.

Ainda de acordo com a SSP, o ano de 2022 vem apresentando redução de 15% dos homicídios no interior do Amazonas e 4% em todo oestado, comparando o primeiro quadrimestre de 2022 com o mesmo período do ano passado.

Por fim, a secretaria afirmou que há uma campanha de divulgação do serviço do 181, importante ferramenta na elucidação de crimes contra a vida e também do tráfico de drogas, e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Artigo anteriorPolícia reconstitui assassinato de Bruno Pereira e Dom para testar versões de acusados e testemunhas
Próximo artigoSine Manaus oferta 138 vagas de emprego nesta segunda-feira, 4/7