Os municípios de Manicoré, Tefé e Lábrea, no interior do Amazonas, registraram temperaturas acima de 36ºC em diferentes dias do mês agosto. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que faz o mapeamento do tempo.
No dia 1º de agosto, Lábrea registrou 36ºC. Já no dia 13, os termômetros chegaram em 36,5ºC. A cidade fica localizada no sul do Amazonas e é rota do desmatamento e de queimadas no estado. A pecuária é uma das principais atividades econômicas da região.
Um levantamento do Jornal Nacional aponta que no ano passado, Lábrea liderou um ranking nefasto: o de maior número de focos de calor em toda a Amazônia Legal.
Manicoré, que também fica no sul do estado, é outro município que vem se destacando por conta das altas temperaturas registradas. Segundo o Inmet, a cidade registrou 36,3ºC no dia no dia 6 de agosto e 36,2ºC no dia 9.
Tefé registrou três dias recordes de calor. No dia 16 de agosto, a cidade registrou 36ºC. Já no dia 17, os termômetros marcaram 36,2ºC e, por fim, no dia 18, a temperatura mais alta já registrada na cidade: 36,5ºC.
Temperaturas mais altas que em Manaus
As temperaturas registradas no interior do estado são maiores que a sentida em Manaus no dia 17. Naquele dia, a capital do Amazonas chegou ao patamar de 36,1ºC, 2,5ºC acima da média para o mês agosto. Este registro superou o recorde anterior, de máxima de 35,3ºC do dia 9 de agosto.
A tendência para o fim de agosto é de dias com temperaturas acima da média nas faixas Centro, Sul e Leste do Amazonas, incluindo a capital do Amazonas.
Ainda conforme o Inmet, os meses de setembro e outubro, geralmente são meses tão quentes ou mais do agosto, portanto ainda é possível a cidade presenciar uma nova máxima. O interior do estado também deve sentir o reflexo e voltar a registrar valores cada vez mais altos. Com informações de G1 Amazonas.