Três construções irregulares de alto padrão estão sendo demolidas nesta quinta-feira (26) na comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, durante uma operação conjunta entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Polícia Civil do Ceará.

Localizadas na região da Dionéia, as edificações ocupavam uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados e variavam entre dois e sete andares. Os imóveis apresentavam acabamento interno de padrão elevado, incluindo piscinas, áreas gourmet e revestimentos modernos.

Engenheiros da Prefeitura do Rio estimam que as construções, realizadas sem qualquer tipo de licença ou autorização municipal, somam investimento de cerca de R$ 6 milhões.

As obras estavam situadas em uma área de encosta que foi desmatada, o que elevou o risco de desabamento, segundo avaliação técnica.

Segundo as investigações, os imóveis também foram utilizados por integrantes da facção Comando Vermelho do Ceará. No dia 31 de maio, uma ação integrada entre o MPRJ, o MPCE, a Polícia Militar do Rio e a Polícia Civil do Ceará cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra lideranças desse grupo, que estavam abrigadas na comunidade.

Desde as primeiras horas da manhã, policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE) atuam na região com o objetivo de garantir o cumprimento das ordens de demolição. O Bope realiza ações dentro da área da Dionéia, enquanto equipes do Batalhão de Choque e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP/Rocinha) reforçam o policiamento nos acessos à comunidade.

A operação também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da empresa pública RioLuz, que atuam na área para garantir o suporte urbano necessário durante a ação.

Por questão de segurança, oito escolas da região tiveram as aulas suspensas. A informação foi confirmada pela Secretária Municipal de Educação (SME).

A Secretaria Municipal de Saúde informou que duas unidades de saúde que atendem a região da Rocinha tiveram impactos: uma suspendeu o início do funcionamento e avalia a possibilidade de reabertura nas próximas horas; a outra mantém o atendimento à população, apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorDe olho em 2026, David Almeida exibe força política ao lado de Tadeu de Souza e reafirma união com aliados
Próximo artigoRB Salzburg e Real Madrid se enfrentam pela liderança do Grupo H do Mundial