Fotos: Rudá Marques

O candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PT), disse que já está na hora de Manaus, verdadeiramente, se conectar com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ele esteve na instituição na manhã desta quinta-feira, 22/08, para apresentar propostas com foco no dia a dia universitário e disse que, atualmente, poder público e universidades pouco conversam, o que precisa mudar urgentemente.

De acordo com Marcelo, a construção de soluções efetivas, tecnológicas, criativas e inovadoras para o desenvolvimento de Manaus devem passar pela Ufam. Isso permeia a destinação de recursos de pesquisa e desenvolvimento provenientes da Lei de Informática e exploração de petróleo e gás, que poderiam custear essa interação entre Município e Ufam.

“Precisamos criar um ambiente permanente para que a prefeitura possa receber soluções inovadores daquilo que é produzido dentro das universidades em projetos de pesquisas e extensões. São dados que muitas vezes sequer temos acesso e que poderiam nortear nossas ações. Essas mentes pensantes que aqui dentro estão podem nos fornecer estudos. Podemos até fazer concursos de soluções para os problemas de Manaus”, explicou Marcelo.

Infraestrutura

Marcelo também respondeu a questionamentos sobre a implantação de estruturas no campus, como creche e unidade básica de saúde (UBS). De acordo com o candidato, quanto à creche, é preciso que seja aprovada a nova legislação – já em debate em Brasília – para que este dispositivo, dentro de uma área federal, seja erguido e gerido pelo poder público municipal.

Em relação à UBS, Marcelo explicou que já existe um modelo a ser seguido, a unidade da Nilton Lins. “A Prefeitura de Manaus gere um prédio dentro da universidade. É possível fazer o mesmo na Ufam, desde que não seja exclusiva para a Academia. Abrangerá os bairros próximos, como o Coroado. Pode até mesmo auxiliar na interação entre estudantes e comunidades”, assinalou Marcelo.

Outro ponto explicado foi em relação à pavimentação das ruas do Campus da Ufam. Segundo Marcelo, é um problema histórico, mas que tem solução. “São vias federais. Para podermos asfaltar é preciso convênio com a Ufam. Mas isso tem resolução. Vamos estabelecer essa relação que atualmente não existe”, finalizou Marcelo.

Os 30 minutos de fala de Marcelo Ramos no auditório Eulálio Chaves, na Ufam, estão disponíveis no You Tube, no link https://bit.ly/MarceloNaUfam.

Artigo anteriorNa Angola, mulheres e crianças participam de atividades educativas promovidas por igreja evangélica de Manaus
Próximo artigoDesfile de atletas e bumbás Garantido e Caprichoso são destaques da abertura da Olimpíada do Judiciário, em Manaus