
A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2025 e líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, afirmou nesta quinta-feira (11/12) ter “esperança de que a Venezuela seja livre”. A declaração foi feita após seu encontro com o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, em Oslo, marcando uma rara aparição pública da venezuelana, que não era vista há quase um ano.
María Corina Machado conseguiu desembarcar na capital norueguesa e fez uma aparição na varanda de um hotel na madrugada desta quinta-feira. Em coletiva de imprensa, ela expressou sua esperança na reconstrução da democracia em seu país.
“Gostaria de dizer a todos os cidadãos do mundo nesta hora e assegurar-lhes que tenho muita esperança de que a Venezuela será livre e que transformaremos o país num farol de esperança e oportunidade, de democracia”, discursou Machado. Ela acrescentou que “a paz, em última análise, é um ato de amor” e que foi esse sentimento que a trouxe até onde está: “o amor de milhões de venezuelanos pela pátria, pela liberdade e pelas crianças.”
Apesar de ter chegado a Oslo, María Corina não conseguiu comparecer à cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz, que ocorreu nessa quarta-feira (10/12). O prêmio foi recebido por sua filha, Ana Corina Machado, em nome da mãe.
Com informações de Metrópoles










