A professora Maria do Carmo, pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, desponta como principal nome da renovação política no Estado, segundo pesquisa do Real Time Big Data divulgada nesta sexta (10).

Única mulher na disputa, ela já aparece na casa dos 20% e tem a menor rejeição entre os adversários. Com o apoio de Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro, a educadora diz que está apenas começando: “Seis em cada dez amazonenses já querem mudança.”

Isabelle Nogueira tem voo cancelado e não chega à homenagem em Manaus

A ex-BBB e cunhã-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, desabafou nas redes após ter o voo cancelado em Brasília e perder o evento da escola Presidente Vargas, que a homenagearia no Carnaval 2026 com o enredo “Com Uma Flecha e Um Sonho: Isabelle Nogueira, a Força da Mulher Amazônica”.

Frustrada, ela contou que a companhia aérea impediu o embarque mesmo com tempo hábil. O samba campeão tem assinatura de Azamba, Chicão, David Raik, Hudson Jorge, Nilson Junior, Felipe Tinoco, Ricardo Timboca, Batista, Joca, Rubinho DuRibeiro e Jackson Sicsú. Que perrengue aéreo, hein, Cunhã?

Wilson Lima comemora redução histórica nas queimadas e no desmatamento

O governador Wilson Lima apresentou dados positivos: o Amazonas reduziu em 85% os focos de calor e em 31% o desmatamento em setembro de 2025.

Com 97% do bioma ainda preservado, o Estado é exemplo mundial. “É possível conciliar desenvolvimento e proteção ambiental”, disse Wilson. A fala ecoou bem em Brasília e entre ambientalistas.

Suframa recebe Medalha do Mérito Jurídico na Aleam

A Suframa foi homenageada na Assembleia Legislativa com a Medalha Senador Bernardo Cabral, proposta pelo deputado Cabo Maciel.

A procuradora federal Diana Azin recebeu a honraria pelas iniciativas de combate ao assédio e promoção da equidade dentro da autarquia.

Entre os projetos, destaque para o Selo Suframa de Combate ao Assédio e o sandbox regulatório fundiário, que une sustentabilidade e desenvolvimento. Boa prática e bom exemplo no serviço público.

Mayra Dias quer cuidar da mente dos agentes de segurança

A deputada Mayra Dias (Avante) apresentou o PL nº 422/2025, que institui a Política Estadual de Apoio e Prevenção da Estafa Mental e da Síndrome de Burnout no Amazonas. O objetivo é garantir diagnóstico precoce, atendimento psicológico e campanhas de conscientização para agentes da segurança pública.

“É preciso romper o silêncio sobre o sofrimento mental nas corporações”, afirmou Mayra. Tema urgente e necessário.

TCE-AM oferece curso sobre combate ao desmatamento municipal

De 13 a 15 de outubro, o TCE-AM, por meio da Escola de Contas Públicas, realiza o curso “Elaboração de Planos de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas Municipais”.

Voltado a gestores ambientais e da Defesa Civil, o treinamento será ministrado por Domingos do Bonfim, especialista em sustentabilidade. Inscrições abertas em ecpvirtual.tce.am.gov.br

Nilton Lins e Unesp firmam parceria para fortalecer a aquicultura

A Universidade Nilton Lins reforça sua cooperação com a Unesp, por meio do Centro de Aquicultura (Caunesp). Palestras e intercâmbios discutiram genômica e melhoramento genético do tambaqui, com apoio do Inpa.

Segundo o professor Renato Barbosa Ferraz, o projeto “aproxima ciência e sustentabilidade para fortalecer a aquicultura amazônica”. Boa parceria, boa notícia.

Campanha incentiva descarte correto de lixo eletrônico na Amazônia

Em celebração ao Dia Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos (14/10), o Instituto Descarte Correto, com apoio do Ministério das Comunicações, promove campanhas e oficinas sobre reciclagem tecnológica em vários municípios amazônicos.
A ação faz parte das mobilizações da COP30 Amazônia e leva educação ambiental a escolas e comunidades.

Segundo Evelin Ribeiro, coordenadora do instituto, o objetivo é “levar consciência e inclusão digital através da sustentabilidade”. Bonito de ver.

Artigo anteriorSinetram reforça campanha solidária e ações de prevenção à saúde com o transporte coletivo de Manaus
Próximo artigoPrazo para se inscrever no programa inédito da Fapeam, ‘Aqua CT&I’, encerra dia 13 de outubro