Reitora da Fametro, a maior instituição de ensino superior do Norte do país, a professora Maria do Carmo Seffair participou na manhã desta terça-feira, 4/6, da 21ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), que aconteceu na sede do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que fica no bairro Adrianópolis, zona Sul.

Realizado anualmente, o evento marca a apresentação de resultados dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) com exposição dos trabalhos para estudantes, pesquisadores e demais profissionais do instituto.

“O Centro Universitário Fametro sempre incentivou a formação de novos pesquisadores que, especialmente no Amazonas, são fortes e resilientes. Não é fácil fazer pesquisa no Brasil, falta investimento e reconhecimento. Damos nossa contribuição enquanto educadores, porque acreditamos que esse é o caminho para a inovação e de onde podem surgir inúmeros benefícios para a sociedade”, defendeu Maria do Carmo.

Nesta edição, nove alunos da Fametro foram contemplados com bolsas do programa, que conta com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A 21ª Raic segue até o próximo dia 7/6 e, ao todo, serão apresentados 42 trabalhos de graduandos de diferentes Instituições de Ensino de Manaus, divididos nas seguintes sessões temáticas: Microbiologia, Biotecnologia e Bioprospecção, Parasitologia e Imunologia, Entomologia, Saúde Coletiva e Epidemiologia.

“Agradeço a participação das instituições que fornecem apoio com seus alunos para desenvolver a iniciação científica no Amazonas”, finalizou o coordenador do Programa no ILMD/ Fiocruz Amazônia, Yury Chaves.

Artigo anteriorCarro de Djidja Cardoso é encontrado abandonado na Praça 14; investigação sobre sua morte continua
Próximo artigoSTF: 1ª Turma torna Moro réu por suposta calúnia a Gilmar Mendes