
Com o objetivo de discutir os desafios enfrentados pelos transportadores fluviais na região amazônica, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º Distrito Naval, promoverá a 2ª edição do Fórum Permanente de Segurança da Navegação nesta quinta-feira, 10 de abril, em Manaus. O evento será realizado a partir das 9h, no auditório Arivaldo Silveira Fontes, do SENAI, localizado na avenida Rodrigo Otávio, no Distrito Industrial.
O tema desta edição será “Segurança para os Transportadores Fluviais – Desafios na Região Amazônica”, com foco especial na crescente preocupação com os roubos em rios, principalmente de combustíveis, que têm causado prejuízos milionários a empresas de navegação e impactado diretamente o preço final ao consumidor.
O Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, explica que a Marinha do Brasil, como Autoridade Marítima, estará sempre presente nessas discussões.
” O papel da Marinha do Brasil na região amazônica tem como foco a segurança da navegação, e o apoio às paisagens ribeirinhas. Mas o fator da segurança de embarques, que freqüentemente sofre com atentados e roubos armados, há de ser planejado de forma sinérgica entre autoridades de Segurança Pública do nível estadual e federal”, ressaltou.
Segundo o Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental, Capitão de Mar e Guerra André Carvalhaes, embora o combate a crimes fluviais não seja uma atribuição direta da Marinha, a instituição tem interesse em contribuir com soluções integradas para garantir a segurança da navegação na região.
— Os roubos nos rios, especialmente de combustíveis, afetam toda a cadeia econômica. Apesar de não sermos o órgão responsável direto por esse enfrentamento, tudo o que envolve a navegação nos preocupa. Por isso, propomos esse debate — explicou o comandante.
O fórum reunirá representantes da Marinha, órgãos de segurança pública, empresas do setor, entidades representativas e autoridades do poder público. A programação inclui ciclo de palestras e uma mesa-redonda para debater ações conjuntas. Ao fim do encontro, será elaborado um relatório com propostas de políticas públicas que será encaminhado a órgãos como a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Câmara Municipal de Manaus, Governo do Estado e demais entidades de segurança.
Confira a programação do Fórum Permanente de Segurança da Navegação :
08h – 08h40 – Recepção e Credenciamento
08H40 – 09H00 – Boas-Vindas e Palavras iniciais do Vice-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, Comandante do 9º Distrito Naval
09h00 – 09h20 – Abertura oficial / Diretor de Portos e Costas
CICLO DE PALESTRAS
09h20 – 09h50 – Palestra FENAVEGA: “Panorama político das ações que promovem a Segurança Patrimonial na Navegação Interior”
10h00 – 10h30 – Palestra Secretaria de Segurança Pública do A M: “As ações dos Órgãos de Segurança Pública nos Rios Amazônicos”
10h40 – 11h10 – Palestra Comando da Flotilha do Amazonas: “O Ambiente Operacional nos Rios da Amazônia na perspectiva ‘Segurança’”
11h20 – 11h50 – Palestra SINDARMA: “A Segurança da navegação Interior na Amazônia – Fatos e números”
12h00 – 12h30 – Palestra RBM Seguros: “Cálculo Atuarial nos rios da Amazônia”
INTERVALO
14h00 – 15h15 – Mesa redonda – “Ações integradas para a Segurança nos Rios”
Participantes: ComFlotAM, Secretaria de Segurança e SEFAZ do Estado do Amazonas e de Rondônia
15h15 – 15h30 – Encerramento