Fotos: Divulgação

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), deu início ao Apronto Operacional de suas tropas e meios, nos dias 30 de setembro e 2 de outubro, como preparação para a Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA) durante as Eleições Municipais 2024. Sob a responsabilidade da Força Naval Componente (FNC) do Comando Conjunto Amazônia, a missão envolve a segurança de locais de votação e apuração nas áreas urbanas de Manaus-AM e Itacoatiara-AM, além da zona rural de Parintins-AM.

A atuação das Forças Armadas, solicitada pela Justiça Eleitoral do Amazonas, foi autorizada pelo Presidente da República através do Decreto nº 12.167, de 6 de setembro de 2024. Essa mobilização visa garantir a tranquilidade e a segurança do processo eleitoral.

Para essa operação, a Força Naval Componente contará com um robusto aparato. Entre os meios empregados, estão o Navio-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares”, o Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles”, o Navio-Patrulha Fluvial “Rondônia”, o Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz”, além de duas aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), um empurrador da Estação Naval do Rio Negro (ENRN), a balsa “Camorim” do Exército, e três grupamentos de Fuzileiros Navais do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib).

Foram estabelecidos dois Grupos-Tarefas para a missão. O primeiro tem a função de proporcionar apoio logístico, transportando pessoal e equipamentos para as cidades de Itacoatiara-AM e Parintins-AM, entre os dias 30 de setembro e 8 de outubro. Já o segundo Grupo-Tarefa é responsável pela segurança nos locais de votação e apuração, garantindo a ordem durante o processo eleitoral nas áreas designadas.

Com essa operação, a Marinha do Brasil reafirma seu compromisso com a segurança e o bom andamento das Eleições Municipais 2024, principalmente nas áreas estratégicas da Amazônia, onde o acesso e a logística podem ser desafiadores.

Artigo anteriorGoverno exonera secretários após vídeo de suposto plano ilícito para favorecer candidata em Parintins
Próximo artigoPesquisa Pontual aponta que o candidato Adail Pinheiro está na frente com 51,7% das intenções de voto