A Marinha do Brasil dará início, na próxima segunda-feira (14), à Operação “Ordem nos Rios”, uma ação de fiscalização que será realizada até o dia 22 de julho no Rio Madeira. A iniciativa envolve a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e a Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV), e tem como principal objetivo intensificar as inspeções navais e garantir a segurança da navegação na região.

A operação ocorrerá em pontos estratégicos próximos aos municípios de Borba (AM), Humaitá (AM) e na entrada de Porto Velho (RO), locais de grande fluxo fluvial e que recentemente registraram acidentes envolvendo comboios. A Marinha informou que, diante desses incidentes, promoveu reuniões com comunidades ribeirinhas e adotou novas medidas regulatórias para prevenir novos episódios.

Segundo o comando da operação, a fiscalização será rigorosa, com foco especial em embarcações de transporte de carga, passageiros e também nas de esporte e recreio. A Marinha reforça que os navegantes devem adotar medidas de cautela, incluindo maior vigilância a bordo, sobretudo para identificação de troncos e outros obstáculos, e apoio contínuo aos pilotos durante a navegação.

Durante as inspeções, os agentes vão verificar uma série de requisitos de segurança, entre eles:

  • Presença, posicionamento e sinalização adequada dos coletes salva-vidas;
  • Quantidade e validade dos materiais de salvatagem (coletes, boias, extintores, etc.);
  • Existência de equipamentos de emergência suficientes para todos os ocupantes;
  • Condições e localização dos aparelhos flutuantes e saídas de emergência;
  • Situação da documentação da embarcação e habilitação dos condutores;
  • Limites de lotação e condições de navegabilidade da embarcação.

A Marinha destacou que a “Ordem nos Rios” será a primeira de uma série de ações voltadas à fiscalização de comboios e outras embarcações no Rio Madeira, reforçando o compromisso com a segurança das vias navegáveis da Amazônia.

Artigo anteriorAbel é absolvido no STJD e comandará Palmeiras contra o Mirassol
Próximo artigoPalmeiras se reapresenta com decisões a tomar sobre o elenco