A cidade de Parintins está mais próxima de contar com seu primeiro Hemonúcleo. Em reunião realizada nesta terça-feira (25), o prefeito Mateus Assayag se reuniu com o diretor técnico da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM), Dr. Sérgio Albuquerque, para alinhar detalhes do projeto, que terá investimento estimado em R$ 6 milhões.

O encontro ocorreu na sede da Prefeitura e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), incluindo a assessora técnica Daizes Pimentel, além de membros do Conselho Municipal de Saúde. A construção da unidade, que visa garantir segurança transfusional à região do Baixo Amazonas, foi o principal tema da conversa.

O prefeito Mateus Assayag destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da rede pública de saúde no município. “Estamos unindo esforços, buscando recursos por meio de emendas parlamentares e parcerias com o Governo do Estado, para trazer um equipamento de saúde essencial à nossa população. O Hemonúcleo representa um avanço não apenas para Parintins, mas para todo o Baixo Amazonas”, afirmou.

Segundo o Dr. Sérgio Albuquerque, o projeto já conta com planta arquitetônica definida e será integrado à rede de oito Hemonúcleos que o HEMOAM mantém em diferentes regiões do Amazonas. “Parintins é uma cidade estratégica, e a instalação do Hemonúcleo trará mais segurança aos atendimentos que envolvem transfusão de sangue. Esta estrutura será um marco histórico para a saúde do município”, declarou.

Além da construção da unidade, a expectativa da gestão municipal é, futuramente, transformar o espaço em um Hemocentro, ampliando ainda mais a capacidade de coleta, processamento e distribuição de sangue para a população da sede e das comunidades do entorno.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas beneficia pescadores e manejadores do pirarucu de 12 municípios com R$ 1,7 milhão em subvenção econômica
Próximo artigoBrasil é goleado pela Argentina em noite histórica de humilhação, e Raphinha não cumpre promessa