É difícil listar artistas genuinamente brasileiros e não lembrar de MC Tha. As melodias românticas com forte sincretismo entre a sonoridade do funk e das religiões afro-brasileiras fazem de Thais Dayane da Silva, mais conhecida pelo nome artístico MC Tha, uma cantora e compositora de primeira qualidade. Seja no funk, no pop, no axé – ou nos três juntos, Tha consegue potencializar sua arte através do resgate de símbolos culturais do país.
É nessa mistura que nasce o primeiro álbum, “Rito de Passá” (2019) – literalmente um ritual de passagem, de abertura e nascimento de uma artista autêntica e autoral. “Na fé de Zambi e de Oxalá, pedimos licença pros trabalhos começar… abram os caminhos”, canta Tha na abertura do disco de 10 faixas, deixando claro (logo no início) seu posicionamento e força artística. É nos versos fortes que ela se conecta, não somente com os fãs, mas com todos aqueles que se sentem abertos à (re)construir um pedaço da cultura brasileira.
“Rito de Passá” foi eleito um dos 25 melhores álbuns brasileiros do segundo semestre de 2019 pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Teve grandes hits, como “Coração Vagabundo”, que figurou entre as músicas mais tocadas em blocos de rua do Carnaval de 2019 e “Despedida” ficou 3 dias em primeiro lugar no Youtube.
Somente após quatro anos do lançamento desse álbum, que MC Tha finalmente vem a Manaus. Ela foi anunciada na quinta-feira (18/08), como uma das atrações do festival ‘Mormaço’ – Festival Mormaço, que volta a acontecer após dois anos de pandemia, no dia 13 de novembro, domingo, no Centro de Convenções Studio 5, no bairro Japiim, zona Sul da capital.
Nesta edição, o evento comemora a volta do setor de maneira presencial. Na primeira edição, realizada em junho de 2019, o público teve a oportunidade de conhecer a proposta do festival e trouxe nomes como Duda Beat, Braza e Gramophone. Em 2022, além de MC Tha, o line-up é composto por Lagum, Gabi Farias e Braza – marcando seu retorno à mais uma edição.
No twitter, MC Tha já havia demonstrado interesse em vir para Manaus. Mas, ao responder o questionamento de vir à cidade, ela usou o humor para criticar a falta de iniciativa dos contratantes em agendar artistas independentes – principalmente fora do eixo Rio-São Paulo.
O último álbum lançado, “Meu Santo é Forte”, traz regravações de músicas da Alcione com um toque de MC Tha. Batidas de terreiro, beats de funk e pop pulsantes permeiam o novo projeto, que pode ser encarado como um spin-off do “Rito de Passá” – uma experimentação sem compromisso, mas cheio de qualidade. O projeto tem ainda um audiovisual completo chamado “Clima Quente Show“, com apoio da marca de cosméticos Sallve.
É na “Turnê Meu Santo é Forte” que Manaus está inserida. As novas músicas devem ser a principal atração, mas a expectativa é pelos primeiros hits e as canções que fazem de Tha uma artista única. É nessa volta ao primeiro álbum em que os manauaras vão poder aproveitar o tempo perdido e os quatro anos de ausência da artista em solo amazonense.
Não há informações sobre a adição de outros artistas na line-up, mas informações sobre o festival Mormaço e venda de ingressos pode ser encontrada no site https://www.mormacofestival.com/.