Arquivo Pessoal

A megatempestade de inverno que atinge os Estados Unidos desde a última sexta-feira (23/1) já provocou a morte de pelo menos 30 pessoas, conforme informaram autoridades norte-americanas nesta terça-feira (27/1). O fenômeno trouxe neve intensa e frio extremo desde o Sul até o Nordeste do país, resultando em acidentes, casos de hipotermia e apagões massivos.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), mais de 30 centímetros de neve se acumularam ao longo de uma faixa de 2,1 mil quilômetros, estendendo-se do estado do Arkansas até a região da Nova Inglaterra. Em algumas áreas ao norte de Pittsburgh, o volume de neve chegou a 50 centímetros, com uma sensação térmica que alcançou -31 °C.

As fatalidades foram registradas em diversos estados, incluindo Texas (onde dois adolescentes morreram em um acidente de trenó), Louisiana, Mississippi, Arkansas, Nova York, Kansas, Massachusetts e Tennessee.

Apagões, Voos Cancelados e Previsão de Frio Duradouro

A tempestade deixou cerca de 900 mil imóveis sem energia elétrica, e mais de 200 milhões de pessoas estão sob alerta de frio extremo. Meteorologistas alertam que o frio intenso pode persistir durante toda a semana em muitas regiões.

O Serviço Nacional de Meteorologia prevê que temperaturas abaixo da média continuarão no leste do país. Uma nova massa de ar ártico se espalhará para o Sudeste entre sexta e sábado, podendo atingir a Flórida com recordes de mínimas. O NWS destacou que “este pode ser o período mais frio registrado em vários anos para algumas regiões e a onda de frio mais longa em décadas”.

O impacto também foi severo no setor aéreo. No domingo (25/1), mais de 10 mil voos foram cancelados nos Estados Unidos, e na segunda-feira (26/1), quase 5 mil voos foram igualmente cancelados.

Dados preliminares indicam que áreas de Massachusetts registraram até 51 centímetros de neve, enquanto regiões da Pensilvânia acumularam até 58 centímetros.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorExpo Saúde Amazonas: Sedurb e UGPE destacam entregas e obras em andamento no setor, em parceria com a SES-AM
Próximo artigoProjeto ‘Conexão Verde’ fortalece centro comunitário na Comunidade Igarapé Açu, em Silves