Se a menstruação passa de 8 dias é considerada prolongada e pode indicar que há alguma alteração no sistema reprodutivo feminino. Em casos assim, a perda contínua de sangue costuma desencadear sintomas como fraqueza, tontura ou anemia.

A menstruação prolongada pode ser sinal de alguma DST, endometriose, mioma ou, até mesmo, possível gravidez. Por isso, é importante consultar um ginecologista para descobrir a causa e iniciar um tratamento, caso seja necessário.

Possíveis causas

A menstruação normal dura de 4 a 7 dias e o mais comum é que seja mais intensa nos dois primeiros dias e vá diminuindo e ficando mais escura depois disso. Quando a menstruação demora mais de 8 dias, é necessário que a mulher fique atenta à quantidade de sangue perdida e à cor dele.

Trocar o absorvente mais de 6 vezes por dia pode indicar que a menstruação é muito intensa e, se a cor for muito vermelha ou muito escura, é importante pedir aconselhamento médico.

Algumas possíveis causas da menstruação prolongada são:

  • Mioma uterino;
  • Alterações hormonais;
  • Problemas de ovulação;
  • Pólipos no útero;
  • Doenças hemorrágicas como hemofilia;
  • Uso de DIU de cobre;
  • Câncer;
  • Uso de medicamentos.

Para saber exatamente o que está causando a alteração na menstruação, o ginecologista irá observar a região genital, fazer o exame de toque com espéculo vaginal e pedir exames como papanicolau ou colposcopia.

Por vezes, o uso de anticoncepcional já é suficiente para cessar a menstruação prolongada, mas, em todo caso, as causas devem ser investigadas. Depois de descobrir o motivo, o ginecologista poderá sugerir outros tratamentos como a criocirurgia para remover verrugas ou pólipos, por exemplo.

O que fazer

A mulher deve marcar uma consulta médica para que seja indicado o tratamento adequado. Entre eles, estão:

  • Uso da pílula, para regular os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona no corpo,
  • Suplementos de ferro para tratar anemia;
  • Anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno, para reduzir o sangramento.

Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer dilatação e curetagem do útero, remoção do endométrio ou colo do útero, embora estes procedimentos sejam evitados em mulheres jovens e que ainda não tiveram filhos, pois reduzem a possibilidade de gravidez.

Quando a menstruação prolongada é normal
É normal a menstruação ficar irregular e durar mais tempo depois da ingestão da pílula do dia seguinte. Além disso, também é comum em adolescentes que ainda não têm seu ciclo regular e nas mulheres que estão entrando na menopausa, por causa das variações hormonais. (Metrópoles)

Artigo anteriorContemplada em edital da prefeitura, banda Santrio lança clipe para incentivar foco na ‘vida real’
Próximo artigoNegociação de débitos municipais somam mais de R$ 13 milhões e acordos continuam até dezembro