Foto: Daniel Brito/UEA

A mestranda Jackeline Monteiro, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (PPGeec/UEA), teve três projetos aprovados por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em todos os estados, municípios e Distrito Federal do país.

O primeiro a ser realizado será o “Aglomeração Literária: Palavrartes em Move-Mente”, que propõe executar oficinas formativas de criação de poemas/slam e contação de histórias em cinco municípios do Amazonas: Manaus, Coari, Iranduba, Novo Airão e Rio Preto da Eva, que acontecerão de julho a setembro de 2025.

Apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, bem como do Governo Federal, ao todo o projeto envolverá em torno de 18 artistas diretos (das áreas da literatura, teatro, educação, pedagogia e música) e 14 monitores aprendizes. Segundo Jackeline, as oficinas têm como foco o fortalecimento da expressão artística, da escuta sensível e da valorização das narrativas (auto)biográficas no contexto Amazônico, promovendo a literatura como invenção territorial, social e cultural.

Os outros dois projetos aprovados foram: “Oficinas formativas em teatro do oprimido: possíveis experimentações para narrativas (auto)biográficas no ensino de ciência e a vida” e o “Festival Literário das Margens (Flim)”, que estão sendo organizados para serem lançados.

“Penso, enquanto escritora, pesquisadora e artista da cidade, que eu tenho como responsabilidade compartilhar um pouco do que aprendi e proporcionar a multiplicação afetiva. Inclusive, estarei relançando meu livro de poemas ‘Introspecção: da natureza à arte ancestral’, no dia 25 de julho, que usaremos como referências nas oficinas por pensar a partir da minha existência de me olhar como essa mulher negra e Amazônida”, disse a mestranda sobre os projetos.

Vagas para monitores aprendizes

O projeto também está oferecendo vagas para monitores aprendizes que desejam aprender ou aprimorar os conhecimentos nas áreas oferecidas, sendo elas: produção cultural, fotografia, oficinas (criação de poemas e contação de histórias) e social media. A seleção será para Coari, Novo Airão e Manaus. O monitor aprendiz receberá R$ 150,00 para duas assistências na área que preferir, podendo escolher, também, os dias que estará presente.

A participação está dividida em três momentos:

  • Momento teórico com orientações práticas, que poderá ser on-line ou presencial – 4 horas;
  • Momento prático 1 (espaço de escolha do candidato) – 4 horas;
  • Momento prático 2 (espaço de escolha do candidato) – 4 horas.

Totalizando uma carga horária de 12 horas, com direito à certificado.

Os candidatos precisam ter acima de 18 anos e se inscreverem até dia 7 de julho, no formulário on-line (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSduGz0erF-jF6jWliau_9BB4miJiQZEnELfdzItH7–TBnDjw/viewform).

Programação das oficinas

Iranduba

Lar Terapêutico Ágape, localizado no km 29 da AM-070, ramal da Serra Baixa, zona rural

De 8 a 29 de julho

Terças-feiras, das 8h30 às 15h

Rio Preto da Eva

Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz, localizado na AM-010, km 53, Manaus/AM (estrada para Rio Preto da Eva)

De 10 a 31 de julho

Quintas-feiras, das 8h30 às 15h

Novo Airão

Oficinas serão realizadas em 3 encontros:

No dia 15/8, das 14h às 17h, e no dia 16/8, das 9h às 12h, na Fundação Almerinda Malaquias, localizada na rua Ajuricaba, 128, Novo Airão. E em um Sarau, às 18h, no Parque Pinheiral, na avenida João Tiburtino da Silva, Novo Airão.

As inscrições para participar começam dia 28/7 e seguem até 8/8, pelo formulário que estará disponível na bio do perfil @allegriahoficial e @aglomeracaopoetica, no Instagram, e presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Coari

Oficinas serão realizadas no período de 3 a 5 de setembro, em lugar e horário a serem definidos.

Período de inscrição: 18 a 29 de agosto de 2025, por formulário no perfil @allegriahoficial e @aglomeracaopoetica, no Instagram.

Manaus

Oficinas acontecerão no Centro Espírita Casa do Caminho, no período de 2/8 a 7/9, aos sábados, às 14h, localizado na rua Professora Francelina Dantas, 82, Nova Cidade. Serão duas turmas: crianças de 6 a 11 anos e públicos a partir de 12 anos. Além disso, um encontro de contação de histórias será realizado no dia 23/10, na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA), na avenida Leonardo Malcher, 1.728, Praça 14 de Janeiro.

Período de inscrição: 14 a 25 de julho, em formulário que estará disponível na bio do @allegriahoficial e @aglomeracaopoetica, no Instagram.

Além da parceria com artistas dos municípios, o projeto também conta com a Escola de Egressos/UEA, Vidar em In-tensões/UEA, Centro Espírita Casa do Caminho, Centro de Reabilitação Ismael Abdel Aziz, Lar Terapêutico Ágape, Formas em Poemas, Associação dos Escritores do Amazonas, Curso de Teatro/UEA.

Mais informações podem ser encontradas no @allegriahoficial, no Instagram, pelo facebook do Allegriah e Aglomeração Poética, e no número 92 98505-4300 para falar com Jackeline Monteiro

Artigo anteriorEscola Estadual de Guajará promove valorização da leitura por meio do projeto Semeando Leitores
Próximo artigoUEA abre inscrições para Especialização em Engenharia de Sistemas Mecatrônicos 4.0 com foco na Indústria 4.0