O portal Metrópoles deletou nesta quarta-feira, 23, a matéria fake divulgada dia 19 deste mês “MP investiga ‘casamento de milhões’ realizado por filha de prefeito”.
A fake News foi delatada depois que o Ministério Público do Estado (MPEAM) divulgou nota desmentindo que o órgão investiga, como acusou o Metrópoles, o prefeito David Almeida por uso indevido dos recursos públicos para patrocinar o casamento de sua filha, em Alagoas.
Independentemente da exclusão do material falso publicado pelo site contra o prefeito e sua família, a procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, informou que irá encaminhar o processo ao Comitê de Combate à Desinformação para as Eleições Municipais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), para a devida apuração.
O documento falso e o original foram enviados pela Ouvidoria ao Centro de Apoio das Promotorias de Justiça Criminais (CAO-CRIM) e ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais para apuração e responsabilização dos responsáveis pela falsificação de documento público.
A primeira adulteração feita está logo no início do arquivo, onde está informada a Manifestação à Ouvidoria-Geral de Número 11.2024.00004241-0. A numeração, de acordo com certidão emitida pela área, sequer consta no controle de manifestações do dia 1º de agosto de 2024.
Já a Notícia de Fato legitimamente registrada sob o número 040.2024.000616, não tem relação alguma com o conteúdo da manifestação recebida pela redação do referido portal.
Após consulta à plataforma MP Virtual, constata-se que a NF refere-se a uma denúncia de ausência de transparência no gerenciamento de recursos advindos do Fundo da Previdência Social do Município de Maués (Sisprev). Inclusive, no nome do arquivo enviado pela reportagem por e-mail consta o termo “SISPREV”.
A farsa foi deletada
Confira Documento Falso
Confira Documento Original