As autoridades mexicanas detiveram, nesta segunda-feira, 42 brasileiros suspeitos de terem entrado ilegalmente no país. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Yucatán (SSP), estado no qual o grupo, que viajava em uma van, foi encontrado, eles foram transferidos para o Instituto Nacional de Migração.
O veículo, uma Volkswagen Sprinter, estava superlotado e levava 16 homens, 16 mulheres e 10 menores de idade. Procurado, o Itamaraty ainda não se manifestou sobre o caso.
A van que transportava os brasileiros foi encontrada no quilômetro 114 da rodovia federal Mérida-Campeche. Segundo o jornal mexicano La Jornada, o grupo se dirigia para a capital de Yucatán, Mérida. De lá, seguiriam para outros estados mexicanos, com o objetivo final de cruzar a fronteira com os Estados Unidos.
O motorista da van, Pablo Candelario, de 63 anos, foi preso e encontra-se à disposição da Procuradoria-Geral do Estado (FGE). Ele é investigado pelo possível crime de tráfico de pessoas. Com informações de O Globo.