Reprodução/ Gettu Images/ seksan MongKhonkhamsao

Quatro presos fugiram do sistema prisional em Belo Horizonte (MG), após apresentarem alvarás de soltura falsificados. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), um dos fugitivos foi localizado e preso na manhã desta terça-feira (23/12).

A fraude foi coordenada por um hacker que já estava preso e foi alvo de uma operação no início de dezembro, suspeito de invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As investigações indicam que o grupo atuava na manipulação de sistemas judiciais, com alterações indevidas em mandados de prisão e alvarás de soltura, como em credenciais vinculadas a magistrados e servidores do TJMG para acessar sistemas do CNJ, o Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP), o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud) e o Registro Nacional de Veículos Automotores Judicial (Renajud). Três homens estão foragidos.

De acordo com o tribunal, o grupo também atuava em outros golpes, como do falso advogado e fraudes financeiros a empresas e bancos.

O TJMG informou que todas as ordens judiciais irregulares foram identificadas e canceladas em menos de 24 horas. As forças de segurança estaduais e federais foram acionadas para recapturar os fugitivos, mas a data da fuga e o nome da unidade prisional não foram divulgados.

“O Tribunal reforça a sua confiança nos sistemas judiciais administrados pelo Conselho Nacional de Justiça e segue empenhando constante vigilância para prevenir e combater qualquer tipo de violação aos seus sistemas”, diz a nota divulgada pelo TJMG. Com Metrópoles.

 
Artigo anteriorLula publica vídeo orando com pastor que foi aliado de Bolsonaro
Próximo artigoPrefeitura realiza nova intervenção na melhoria do sistema de rede drenagem em via do Vieiralves