Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13) da Genial/Quaest revelou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), são os dois nomes mais mencionados como opções para substituir Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026. Com Bolsonaro inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitores estão considerando alternativas dentro do campo conservador.

De acordo com a pesquisa, Michelle Bolsonaro é apontada como a melhor opção por 28% dos eleitores brasileiros, enquanto Tarcísio de Freitas aparece com 24%. Com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Michelle poderia ter entre 22% e 26%, enquanto Tarcísio poderia variar de 22% a 26%, o que os coloca em um empate técnico.

Além de Michelle e Tarcísio, a pesquisa também considerou os nomes do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), citado por 10% dos eleitores; do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), apontado por 7%; e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), escolhido por 5%. 26% dos entrevistados não souberam ou não responderam a essa questão.

Entre os eleitores de Bolsonaro, o nome de Michelle tem uma vantagem maior em relação ao de Tarcísio. 41% dos apoiadores de Bolsonaro citam a ex-primeira-dama como opção, enquanto 33% citam Tarcísio. Ratinho foi apontado por 7%, e Caiado e Zema por 5%.

Entre os apoiadores de Lula, 21% apontam Michelle como a melhor para enfrentar Bolsonaro no lugar do ex-presidente. Tarcísio é citado por 19%, Ratinho por 12%, Zema por 9% e Caiado por 5%. 34% dos petistas não souberam ou não responderam sobre o substituto do adversário de seu candidato nas últimas eleições.

A pesquisa também mediu como o eleitor se comportaria caso Bolsonaro escolhesse Tarcísio de Freitas como seu substituto. Neste caso, 46% dizem que votariam em Lula, 40% escolheriam o governador de São Paulo, 8% votariam em branco, nulo ou não votariam, e 6% não souberam ou não responderam.

Potencial de Voto para 2026: Lula, Bolsonaro, Michelle e Tarcísio

A pesquisa também mediu o potencial de voto de nove possíveis candidatos à Presidência da República em 2026. Lula poderia receber o voto de 47% dos brasileiros atualmente, mas não receberia o de 49%. Bolsonaro tem 39% de potencial de voto, Michelle 33% e Fernando Haddad 32%. Tarcísio de Freitas poderia receber o voto de 28% dos brasileiros. Apesar de ter um índice menor do que o de Michelle, Tarcísio tem uma rejeição mais baixa: enquanto 30% dizem que não votariam no governador de São Paulo, 50% apontam que não votariam em Michelle. Lula tem uma rejeição de 49%, e Bolsonaro, de 54%.

Opiniões Sobre Lula e Novas Eleições em 2026

A pesquisa mostrou também que a maioria dos brasileiros defende que Lula não merece uma nova chance em 2026. Realizada com 2.045 eleitores de forma presencial entre os dias 2 e 6 de maio, a pesquisa tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%.

Esses resultados indicam um cenário político complexo e cheio de nuances, onde figuras emergentes como Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas estão ganhando destaque como possíveis alternativas para a presidência em 2026, enquanto Lula e Bolsonaro ainda mantêm uma base sólida de apoio, mas também enfrentam altos índices de rejeição.

Artigo anteriorCantora e vereador morrem em acidente em rodovia de Rondônia
Próximo artigoPara 55%, Lula não merece outra chance em 2026, diz Quaest