Tomas Cuesta/Getty Images

Javier Milei, presidente da Argentina, publicou uma mensagem de Ano-Novo com alertas para 2024. Ele avisou ser necessário agir agora para evitar uma “crise econômica de magnitude desconhecida”. O mandatário também culpou governos anteriores pela situação do país.

“A menos que façamos o necessário agora, teremos uma catástrofe econômica de magnitude desconhecida a qualquer argentino vivo”, alertou em vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter).

O presidente, empossado em dezembro, disse se tratar de uma “emergência nacional”, na qual será importante utilizar “todos os recursos e ferramentas possíveis”.

Esta semana, a Suprema Corte da Argentina anunciou que analisará a constitucionalidade do Decreto de Necessidade de Urgência (DNU), implementado por Milei, para estabelecer novo plano econômico em meio à crise no país.

A medida não é bem aceita pelos argentinos e mobilizou a oposição e a população, que fazem manifestações contra a inconstitucionalidade do decreto. Uma greve dos trabalhadores está convocada para o dia 24 deste mês.

O DNU tem 366 artigos e revoga leis, além de desestruturar a economia. Para os manifestantes, o texto enfraquece o Estado para regulamentar as finanças e estabelecer poder de mercado.

Ainda no vídeo, Milei afirmou que 2024 será difícil para todos “devido às decisões irresponsáveis dos últimos governos”. O argentino ressaltou ser melhor “dizer uma verdade incômoda do que uma mentira confortável”.

Artigo anteriorMel Maia assume relacionamento com surfista: “Seu amor me consertou”
Próximo artigoEdital de Chamamento Público para bandas, blocos e festas do Carnaval de Rua 2024 é divulgado