O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), participou de uma iniciativa que alia esporte e inclusão social ao ministrar uma aula de jiu-jitsu para integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e jovens de um projeto social no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. A atividade ocorreu na última sexta-feira (13), durante um seminário de defesa pessoal na sede da corporação policial.
Com 71 anos, Luiz Fux é faixa coral (vermelha e branca), a segunda mais alta graduação do jiu-jitsu. Essa honraria foi concedida ao magistrado em 2019, em Manaus, pelo grão-mestre Osvaldo Alves, faixa vermelha de 9º grau, um dos maiores nomes da arte marcial.
Na ocasião, Fux destacou a importância do jiu-jitsu em sua formação pessoal e profissional:
“O jiu-jitsu me ensinou a cuidar da saúde, formar uma família, respeitar os homens em geral, ter disciplina. A ter ética e valentia, que valem até hoje para o exercício da minha profissão. Estou há mais de 40 anos repassando os valores que o mestre Osvaldo Alves me ensinou.”
Ainda em sua passagem por Manaus em 2019, o ministro recebeu o título de cidadão do Amazonas, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado, como reconhecimento de sua trajetória e contribuição ao país.
(Fonte: O Globo)