Acompanhados de Wilson Lima e David Almeida, os ministros Waldez Góes e Marina Silva visitam áreas afetadas pelas chuvas em Manaus

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, visitaram, na tarde deste domingo (26), áreas de Manaus afetadas pelas fortes chuvas, neste mês de março.

Waldez Góes, que estava acompanhado do governador do Amazonas, Wilson Lima, e do prefeito de Manaus, David Almeida, confirmou que o governo federal deverá conceder recursos a Prefeitura de Manaus construir casas populares em caráter emergencial, para as famílias que tiveram as residências totalmente danificadas durante a chuva.

“A primeira mensagem aqui do presidente Lula, é o apoio as famílias neste desastre, seja por falta de água ou por excesso de água, e com apoio muito especial com a população aqui de Manaus. Nós recebemos do presidente Lula desde o início de governo, que neste momento que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional está junto com a Defesa Civil estamos assistindo 1500 município”, acrescentou o ministro.

Waldez assegurou que por conta da aprovação da PEC da Transição, o orçamento da pasta para amparo aos entes federativos em desastre naturais, que era de R$ 25 mil, foi recomposto e, por isso, “não há falta de recursos, nem orçamentário nem financeiro para ajudar apoiar a Prefeitura de Manaus e o governo do estado”.

De acordo com o ministro, o governo Lula tem buscado caminhos para desburocratizar a concessão de recursos para os estados e municípios em situação de emergência.

“Nós colocamos técnicos aqui pra ajudar a gente e evitar que o projeto seja dado entrada e que tenha problema de diligência e tenha que voltar à prefeitura. Em regra estamos homologando em duas a três horas quando o plano é dado entrada no sistema da Defesa Civil”, garantiu.

A ministra Marina Silva, que estava na companhia de Wadez Góes, falou de estudo que visa a criação de uma força-tarefa integrada, com a União, o estado, município e órgãos de controle para acelerar obras estruturantes nos pontos de emergência em cidades que sofrem com cheias e estiagens.

“Temos 1.038 municípios onde nós sabemos que é recorrente a possibilidade desses eventos extremos associados à mudança do clima. Há uma sugestão que está sendo debatida no governo para que seja decretado estado de emergência climática permanente dos municípios comprovadamente vulneráveis”, revelou.

A visita dos ministros do governo Lula, ocorre após desastres ocorridos no dia 12 de março e no sábado (25). Um dos locais visitados é o bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, onde um deslizamento de terra deixou oito mortos e desabrigados.

O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, destacou que é urgente reestabelecer a normalidade na cidade de Manaus. “Tivemos muitas perdas materiais. O governo estadual e a prefeitura de Manaus buscaram atender a população desde o primeiro momento. A ajuda do Governo Federal é muito importante para que possamos reestabelecer a situação”.

Já o prefeito de Manaus, David Almeida, disse que o Governo Federal agiu com muita rapidez para que as ações de socorro e resposta fossem disponibilizadas para a população atingida. “A celeridade do ministro Waldez e sua equipe foram fundamentais para que o socorro chegasse rápido a nossa cidade. O trabalho do MIDR nos possibilitou ter decretada com agilidade a situação de emergência e a liberações de recursos federais para reestabelecimento dos serviços básicos.”

Artigo anteriorDavid Almeida enfatiza importância do apoio federal para minimizar danos causados pelo inverno
Próximo artigoGoverno estuda decretar emergência climática permanente em mil cidades