O Grande Prêmio da Itália, disputado em Monza, é um dos mais tradicionais da Fórmula 1. Neste domingo (1º/9), às 10h (de Brasília) acontece mais uma corrida no “Templo da Velocidade”. Apesar de hoje, o Brasil não contar com pilotos brasileiros no grid da categoria, o primeiro titulo mundial foi conquistado justamente no circuito.
O ano era 1972. Emerson Fittipaldi estava há dois anos no grid da Fórmula 1, e naquela temporada, pilotava pela Lotus, uma das maiores equipes da época. Até o Grande Prêmio da Itália, o brasileiro havia conquistado quatro vitórias: na Espanha, na Bélgica, na Grã-Bretanha e na Áustria.
Em Monza, Fittipaldi chegava na liderança da classificação no Mundial de Pilotos, com uma boa vantagem para o escocês Jack Stewart, da Tyrrell, e o neozelandês Denny Hulme, da McLaren. Contudo, por conta de avarias sofridas no transporte até a Itália, Emerson teria que correr com um carro reserva da Lotus.
Largando na sexta posição, Fittipaldi venceu a prova, que durou 55 voltas. Naquela altura, Denny Hulme alcançou a vice-liderança no campeonato, com um 3º lugar na corrida. No entanto, com uma diferença de 30 pontos (em uma época que a vitória valia apenas 9), e com mais duas corridas pela frente, Emerson Fittipaldi se sagrou campeão do mundo.
Aquela, foi a quinta vitória de Fittipaldi na temporada. As duas corridas restantes, no Canadá e nos Estados Unidos, foram vencidas por Jack Stewart. O piloto da Tyrrell ultrapassou Denny Hulme e ficou com o vice-campeonato.
Piloto mais jovem campeão da Fórmula 1
Com apenas 25 anos, Emerson Fittipaldi foi, por muito tempo, o piloto mais jovem a ser campeão da Fórmula 1. O recorde, conquistado em 1972, só foi batido 33 anos depois, em 2005, quando o espanhol Fernando Alonso chegou ao título mundial com a Renault aos 24 anos. Hoje, quem detém a marca é o alemão Sebastian Vettel, que, aos 23 anos, se sagrou campeão da temporada de 2010 da categoria.
Além do título de 1972, Fittipaldi ainda levou o campeonato da Fórmula 1 em 1974, a Fórmula Indy em 1989, e o bicampeonato das 500 Milhas de Indianápolis, em 1989 e 1993. Emerson, inclusive, é um dos poucos pilotos a conquistarem o título da Fórmula 1 e da Indy na carreira. Com informações de Metrópoles.