Em busca da reconstrução do Estado, o candidato Amazonino Mendes (PDT) arrastou uma multidão de moradores dos municípios de Boca do Acre e Coari, durante carreatas e comícios, realizados neste sábado (22).

Na “Rainha do Solimões” (a 444 quilômetros de distância da capital), por volta das 17h30, os moradores pararam a cidade para festejar a chegada do criador da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ao receber gestos de carinho e palavras de incentivo, Amazonino se emocionou com o apoio declarado em Coari para a disputa do cargo de governador do Amazonas, no pleito suplementar.

“Meus amigos, é uma satisfação maravilhosa para a minha alma poder retornar aqui. Não pelo sentimento de vaidade, por disputar mais uma eleição. Mas sim, pelo modo como fui recebido aqui em Coari. Lembro-me das minhas vindas à cidade para tocar o projeto Terceiro Ciclo, distribuindo rabetas, casa de farinha, entre outros implementos agrícolas, e a cidade ficava lotada de pessoas esperanças, felizes por dias melhores. Quero contar com o apoio de cada um, para juntos reconstruirmos o Amazonas”, comentou.

De acordo com o governador, a cidade tem uma natureza riquíssima, mas que ainda carece de uma gestão que dê oportunidades ao povo coariense. “Coari, pela potência econômica e pela riqueza natural que possui, já era para ter um polo industrial. A cidade precisa de gestores que olhem para o seu povo, de modo que se gere emprego e renda. Assumindo o governo, eu vou devolver o amor e a tranquilidade ao Estado, sobretudo, para os moradores de Coari”, finalizou.

Para a dona de casa, Margarete Silva, 55, somente Amazonino Mendes é capaz de dar segurança ao município. “A cidade foi tomada pela violência. No tempo dele, não havia essa onda de criminalidade nesta cidade. Tenho certeza que Amazonino vai colocar a casa em ordem e devolver a paz aos moradores de Coari”, destacou a eleitora.

Boca do Acre

Na Calha do Purus, Amazonino Mendes, pela manhã e início da tarde, foi ovacionado pela população que manifestou apoio explícito à candidatura de governador do Amazonas. O candidato informou aos moradores que irá instituir, na cidade, o curso de zootecnia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

De acordo com os ex-governador, Boca do Acre é o maior polo agropecuário do Estado e ainda não possui um curso de zootecnia, na UEA, criada por ele. “A cidade é a referência do Amazonas na agricultura, tem a UEA, e ainda não conta com os cursos de zootecnia ou de medicina veterinária. Os pecuaristas têm mais de 600 mil cabeças de gado e precisam de apoio do governo. É meu compromisso de lutar pela implantação do curso”, garantiu.

Recepção calorosa

Durante a passagem da “Caravana do 12”, pelas ruas do município, Amazonino foi recebido calorosamente por uma multidão de moradores que interagiram e pediram a volta do candidato ao Executivo estadual. Ele estava ao lado do ex-prefeito Iran Lima (PSD), e dos parlamentares amazonenses, senador Omar Aziz (PSD); dos deputados federais Pauderney Avelino (DEM) e Silas Câmara (PSD), e dos deputados estaduais Josué Neto (PSD), Adjuto Afonso (PDT) e Dermilson Chagas (PEN), além do secretário nacional de Educação Básica, Rossiely Soares.

Ao fim da carreata, os comunitários retardaram o horário do almoço para ouvir as propostas do líder da coligação “Movimento pela reconstrução do Amazonas”. “Eu me sinto vivo, rejuvenescido por momentos como esses, em que reencontro amigos, irmãos e a minha gente que clama por melhorias, por oportunidades. O momento é muito sério e pede uma pessoas que tenha compromisso com a sua gente. E eu vou lutar para reconstruir o Estado, que foi quebrado”, destacou.

Sonho

O médico Francisco Pena, 55, informou que se tornou um especialista na área da saúde graças ao olhar visionário do ex-governador ao criar a UEA. Pena ressaltou que cursou medicina na universidade estadual e daqui a dois anos verá a sua prole finalizar o curso na mesma instituição “Eu sempre tive um sonho de ser médico. Sou morador de Boca do Acre. Sou formado em história e economia pelas universidades do Acre e do Amazonas. Mas só me tornei médico graças a um homem chamado Amazonino Mendes, que lá atrás criou a UEA, dando oportunidade ao morador do interior que não tem renda para pagar uma mensalidade de R$ 10 mil. Meu filho cursa medicina na mesma universidade. Eu sou grato a este homem”, disse tom emocionado, o médico.

Agenda

Desde a última sexta-feira (21), Amazonino Mendes tem percorrido os municípios do interior do Amazonas. Na sexta, o ex-governador esteve em Humaitá. Neste sábado, ele percorreu a cidade de Boca do Acre (a 1.027 quilômetros de Manaus) e à noite fará comício em Coari. No domingo, o candidato estará em Borba e Autazes, onde vai defender as propostas para reconstruir o Amazonas em 12 meses.

Nota

A coordenação de campanha da coligação “Movimento pela reconstrução do Amazonas” informa que tomou conhecimento da existência de uma nota,  em que imputa ao candidato Amazonino Mendes conduta vedada pela legislação eleitoral.

Com o objetivo de RESTAURAR a VERDADE, a coligação informa que não compactua com atos ilícitos, e considera DESESPERO de seus opositores a criação de boatos, falsas notícias, com o claro propósito de tentar desestabilizar o pleito, tendo em vista o excelente desempenho e adesão que a campanha vem recebendo da população.

Já estão sendo tomadas as medidas jurídicas para apurar a responsabilidade pela notícia.

Artigo anteriorPHN começa coletas de assinaturas em Manaus e implantação de diretórios no interior do Amazonas
Próximo artigoEduardo Braga visita mais cinco municípios do Amazonas