
Moradores do Planalto, bairro do Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus, impediram nesta terça-feira, 14, com barrigadas de pneus, a entrada de funcionários da concessionária Amazonas energia para instalação dos novos medidores do Sistema de Medição Centralizada (SMC).
Incidentes também aconteceram na semana passada com a mobilização, inclusive, do deputado Sinésio Campos (PT), ex-presidente da CPI da Amazonas Energia, que foi recebido com hostilidade por representantes da empresa.
Desde que o sistema começou a ser utilizado, há um ano, a concessionária tem enfrentado fortes críticas de diferentes setores da sociedade.
De acordo com os moradores do Planalto, o suposto aumento abusivo de tarifas após a instalação dos medidores, não será tolerado pela comunidade.
No período de pouco mais de um ano, diversas decisões suspenderam ou liberaram a instalação dos medidores aéreos de energia no Estado do Amazonas. Em julho do ano passado, moradores do bairro Alvorada haviam impedido a instalação dos novos medidores.
A empresa de energia briga na justiça para instalar os SMC. A disputa começou em janeiro de 2022, quando moradores da zona norte de Manaus impediram a instalação dos aparelhos.