No discurso de abertura, Moraes frisou: “Democracia é para quem acredita na redução das desigualdades, nas garantias de todos os brasileiros. A Justiça Eleitoral garantirá que o exercício da democracia será assegurado de maneira segura e confiável. A democracia brasileira vive o maior período de instabilidade democrática da República. O TSE tomou uma inúmeras e importantes medidas para garantir que o eleitor tenha absoluta tranquilidade”, afirmou aos visitantes.
O ministro ainda ressaltou qu,e para haver “verdadeira democracia, há necessidade de plena segurança e liberdade no exercício de voto de cada eleitor”. “É necessário afastar qualquer possibilidade de violência ou desrespeito ao sigilo do voto”, ressaltou.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, ressaltou que a Justiça Eleitoral é patrimônio do povo brasileiro e “a urna eletrônica proporciona sistema eleitoral confiável, seguro e auditável, a servir de exemplo para todos”, disse.
“Estamos certos da atuação sempre firme do TSE a assegurar que nada tumultue a escolha livre e consciente dos brasileiros do que entendam ser o melhor para o país”, disse Weber.
Ciclo de palestras
Os visitantes iniciaram nesta quinta-feira (29/9) a participarão de extensa programação, em Brasília, preparada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi iniciado o ciclo de palestras que serão apresentadas aos visitantes.