Desmond Tutu, arcebispo ganhador do Prêmio Nobel da Paz, morreu na madrugada deste domingo (26/12) aos 90 anos. Tutu, que foi veterano da luta da África do Sul contra o governo da minoria branca, enfrentava câncer de próstata desde o final dos anos 90. Ele foi internado diversas vezes para tratar infecções.

Tutu ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 1984, por sua oposição não violenta ao apartheid. Uma década depois, ele testemunhou o fim do regime e presidiu a Comissão de Verdade e Reconciliação, criada para apurar atrocidades cometidas durante aquele período.

“O falecimento do arcebispo emérito Desmond Tutu é outro capítulo de luto na despedida de nossa nação a uma geração de notáveis ​​sul-africanos que nos legou uma África do Sul libertada”, disse o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Uma das frases mais conhecidas do arcebispo é: “Se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor”. A declaração serve de incentivo para diversas personalidades que se posicionam contra atos racistas.

#PrêmioNobelDaPaz #DesmondTutu #CâncerDeProstata #ÁfricaDoSul #Arcebispo
Artigo anterior13 estados e Distrito Federal não seguirão medida de Queiroga; Amazonas ainda vai decidir vacinação de crianças
Próximo artigoSirenes são acionadas em Salvador devido às fortes chuvas