Em 1983, Biu deixou a política municipal e foi eleito como deputado estadual de Alagoas, cadeira que ocupou até 1995, quando assumiu mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde permaneceu até 2011. Ainda na capital federal, Benedito de Lira assumiu o cargo de senador por Alagoas em 2011.
Eleições
Benedito de Lira foi reeleito prefeito de Barra de São Miguel ao conquistar 68,12% dos votos válidos, equivalente a 4.563 votos, contra Floriano Melo (MDB), que obteve 31,88%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Logo depois da divulgação do resultado das urnas eletrônicas, Biu comemorou a vitória acompanhado da família, o filho Arthur e o neto Álvaro Lira, filho do presidente da Câmara e cotado como um sucessor político da família Lira.
Já com a saúde debilitada, Biu não participou da cerimônia de posse realizada em 1º de janeiro deste ano na Câmara Municipal de Barra de São Miguel. Ele então foi substituído por Arthur Lira, que se emocionou ao falar sobre o pai.
“Todos batalharam para que tivesse a continuidade do trabalho que é desempenhado pelo ex-senador e atual prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira. Que deveria estar sentado nessa cadeira, e não por força de sua vontade, mas por motivos que absolutamente independem de sua vontade pessoal, fez uma pequena cirurgia ontem [dia 31] à noite”, disse Lira, na época.
Lira no agronegócio
Benedito de Lira não se restringia apenas às atividades políticas, ele também é sócio da D’Lira Agropecuária e Eventos, ao lado do filho Arthur Lira. A empresa está ligada à criação de gado nelore e na realização de vaquejadas no interior alagoano.