O artista plástico Moacir Andrade, morreu nesta quinta-feira (27), aos 89 anos. De acordo com informações, artista que construiu uma das carreiras mais sólidas e bem sucedidas não resistiu a um pós-operatório e faleceu às 14h.
Filho de Severino Galdino de Andrade e Jovina Couto de Andrade, Moacir Andrade nasceu em Manaus no dia 17 de março de 1927, na Santa Casa de Misericórdia. No período elementar estudou no Grupo Escolar Ribeiro da Cunha e logo ingressou no Ginásio Amazonense D. Pedro II, em 1939.
Com a notícia da abertura do Liceu Industrial anunciando o ensino de profissionalização em Manaus, Moacir começa a profissionalizar seus hábitos de desenhista e pintor, os quais despertavam as admirações das autoridades da época, onde permaneceu até fins de 1945, quando finalizou o curso industrial, que equivalia ao curso ginasial.
Em 1948, ingressou como desenhista de construção da empresa Mario Novelli, dando início à vida profissional como desenhista do engenheiro José Florêncio da Cunha Batista.
Sua primeira mostra individual foi realizada na Escola Técnica Federal do Amazonas, no dia 9 de abril de 1952. Em 1954, o artista participou da formação, em plena Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), do Clube da Madrugada, junto aos poetas Jorge Tufic, Antisthenes de Oliveira Pinto, Alencar e Silva, Saul Benchimol, Carlos Farias de Carvalho, Francisco Vasconcelos, Oscar Ramos, Afrânio de Castro, Antonio Trindade, Freitas Pinto, José Pinheiro, Francisco Batista, Djalma Passos e outros.







