Para reforçar as boas práticas no parto e nascimento e estabelecer ações que garantam a prática da amamentação e reduzam as taxas de mortalidade infantil, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, iniciou nta segunda-feira, 1º/7, curso de capacitação da “Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”. O treinamento foi incorporado como ação prioritária pelo Ministério da Saúde no Brasil em 1992 e é realizado de forma periódica.

Esse é o primeiro de três ciclos de capacitação da IHAC que serão realizados esse mês, e segue até o dia 3/7. Os demais acontecerão nos dias 8, 9 e 10 pela manhã e 22, 23 e 24/7 à tarde. Os cursos têm como públicos-alvo servidores de todos os setores da unidade, das áreas assistenciais e técnicas às administrativas.

Como detentora do selo “Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”, selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno” (instituídos pelo Unicef e OMS), o “Cuidado Amigo da Mulher” (CAM) e a “Permanência da Mãe ou do Pai e Acesso Livre de Ambos Junto ao Recém-Nascido” (PRN), a Maternidade Dr. Moura Tapajóz realiza cursos periódicos com seus funcionários para garantir o ajuste das práticas e o fortalecimento das ações.

Serão 20 horas de capacitação, quando serão abordadas temáticas como: Políticas de Aleitamento Materno, Dinâmica de Acolhimento, Lactentes com Necessidades Especiais, Traumas Mamilares, Vantagens do Aleitamento, Humanização do Nascimento e Parto, Como o Leite Chega ao Bebê – Fundamentação da Nova Anatomia e Fisiologia, Questões Relacionadas à Saúde Materna, dentre outras. No primeiro dia, as facilitadoras foram as enfermeiras Nayane Coelho e Lilian Carvalho.

“A periodicidade do curso é importante para a constante atualização do profissional. Embora, no caso da nossa unidade, os funcionários já estejam habilitados, sempre temos novidades, além de precisarmos relembrar nossa própria prática e por isso desenvolvemos um curso teórico-prático”, explicou Nayane Coelho, acrescentando que o curso também é o momento ideal para troca de experiências entre os servidores e o espaço para sugestão de melhorias no serviço.

Artigo anteriorPrefeitura inicia inscrições para Jogos Adaptados André Vidal de Araújo
Próximo artigoEstudantes realizam ação ambiental com lixeiras em terminal de ônibus na Cidade Nova