Com o intuito de incentivar uma maior participação feminina nas urnas, o movimento Elas Que Decidem, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Girl Up Brasil, projetou nas paredes da Biblioteca Nacional de Brasília, na noite dessa terça-feira (27/9), uma convocação às mulheres do DF e do Brasil. Nas imagens, jovens aparecem ao redor de uma urna informando que “domingo tem festa”. A iniciativa também ocorreu no Recife e em Belo Horizonte.
Segundo a Girl Up Brasil, o movimento, “totalmente apartidário”, visa incentivar as mulheres a votarem, já que ao menos 33 milhões se abstiveram nas eleições passadas.
O ensaio, realizado em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cedeu a urna, e com a agência de conteúdo Obvious, que assina as imagens, também é um lembrete dos 90 anos da conquista do voto feminino.
Confira imagens:
Segundo Letícia Bahia, diretora-executiva da Girl Up Brasil, a ação funciona como um “esquenta” para as eleições de domingo (2/10). “Os jovens e as meninas já bateram o recorde histórico de emissão de novos títulos de eleitor. É um movimento cívico sem precedentes e estamos animados para constatar recorde também no comparecimento eleitoral neste pleito”, disse.
Segundo um levantamento realizado pela ONG, quase metade das jovens brasileiras de 15, 16 e 17 anos, se alistaram para essas eleições ou se mostraram interessadas em tirar o título.
O estudo também aponta que, em 2022, o aumento em termos absolutos no total de eleitores jovens se deu tanto entre homens como em mulheres, mas foi proporcionalmente maior entre mulheres, que constituem 55% do eleitorado jovem eletivo.
O relatório completo pode ser conferido neste link