A procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, durante reunião com o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, em Brasília (Foto: Divulgação)

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amazonas (MPAM) está prestes a receber um reforço significativo para sua atuação. Em uma reunião realizada na última segunda-feira (18), em Brasília, a procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Albuquerque, iniciou tratativas com o secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Mário Luiz Sarrubbo, visando a ampliação da parceria entre as instituições.

De acordo com a PGJ, o encontro teve como foco discutir a disponibilização de ferramentas e equipamentos que possam aprimorar o trabalho do Gaeco no enfrentamento ao crime organizado. “O Ministério da Justiça recebeu o Ministério Público do Amazonas para alinharmos entendimentos no sentido de ampliarmos a parceria para melhor estruturação do Gaeco. A ideia é não só manter a estrutura que já temos, mas ampliá-la para dar respostas mais eficazes ao combate ao crime organizado”, explicou Leda Mara Albuquerque.

Atualmente, o Gaeco conta com licenças de sistemas e programas, além de ferramentas essenciais para suas atividades, mas os custos elevados limitam sua ampliação. A procuradora-geral destacou que, com o apoio do Ministério da Justiça, o MPAM poderá acessar recursos do governo federal para superar desafios, especialmente devido às características fronteiriças da região, que favorecem a atuação de organizações criminosas.

Próximos passos

Uma nova reunião entre representantes do Gaeco e o Ministério da Justiça está prevista para a próxima semana. O encontro deverá detalhar a aquisição de ferramentas tecnológicas e a doação de equipamentos, como computadores, drones e coletes balísticos.

“Estamos caminhando no sentido de aparelhar ainda mais o nosso Gaeco no combate ao crime organizado. Com esse apoio, poderemos responder a todas as demandas e driblar as condições geográficas”, afirmou a PGJ.

Parceria estratégica

O encontro aconteceu no gabinete de Mário Luiz Sarrubbo, na Esplanada dos Ministérios. Ex-procurador-geral de Justiça de São Paulo, Sarrubbo chefiou o Ministério Público paulista por dois mandatos consecutivos (2020-2024) e, atualmente, está à frente da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

A Senasp tem como missão formular políticas e ações voltadas para a segurança pública no Brasil, promovendo a integração entre diferentes esferas governamentais e instituições. O apoio ao MPAM reforça o compromisso do órgão com a modernização e fortalecimento do combate à criminalidade em todo o país.

Artigo anteriorLula recebe chinês Xi Jinping no Palácio da Alvorada
Próximo artigoEUA nega visto a brasileiras presas após troca de malas: “Até quando?”