O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou um inquérito civil para apurar se a deputada estadual Débora Menezes (PL) está utilizando sua participação em ações da Polícia Civil do Estado para fins políticos. A investigação ocorre após a parlamentar se envolver em uma polêmica, na semana passada, com a delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada na Proteção a Crianças e Adolescentes (DEPCA).

O inquérito foi assinado pelo promotor de Justiça Armando Gurgel Maia e publicado na última sexta-feira, 24 de maio, no Diário Oficial Eletrônico do MPAM. A ação tem como objetivo investigar o uso indevido do sistema de segurança pública para promoção política de membros dos poderes Executivo e Legislativo do estado.

A polêmica envolvendo Débora Menezes começou quando a deputada participou de uma ação policial da DEPCA, o que gerou questionamentos sobre a legitimidade e a motivação de sua presença. Críticos argumentam que sua participação poderia configurar uma tentativa de se promover politicamente através de ações de segurança pública, o que motivou a abertura do inquérito pelo MPAM.

A investigação conduzida pelo promotor Armando Gurgel Maia visa esclarecer se houve abuso de poder ou desvio de finalidade no envolvimento da deputada em ações da Polícia Civil. O inquérito buscará determinar se Débora Menezes utilizou sua posição para obter vantagens políticas, o que poderia configurar uma violação dos princípios da administração pública.

A instauração do inquérito civil pelo MPAM adiciona um novo capítulo às tensões políticas no Amazonas, onde a relação entre os poderes Executivo, Legislativo e as forças de segurança pública é frequentemente monitorada. A deputada Débora Menezes ainda não se manifestou publicamente sobre a abertura do inquérito.

Confira Documento

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

 

Artigo anteriorRodrigo Faro é acusado de comprar passaporte italiano, diz colunista
Próximo artigoTrabalhadores rurais são beneficiados com mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares do deputado João Luiz