Mais de 20 metros do muro de contenção entre a Praça Cristo Redentor e a residência da compositora do Boi Garantido, Rosiane Novo, cederam por volta das 14h, neste domingo, 19 de dezembro. O desabamento da encosta na orla de Parintins atingiu parte da área do Restaurante da Vânia que funciona em frente ao local do incidente.
Quem almoçava, ficou com medo. O desabamento da orla levou pelo menos uma mesa do restaurante. Populares gravaram vídeos e relataram os riscos no momento em que o trecho da orla da cidade de Parintins foi sugada pela erosão do Rio Amazonas que já encontra-se na fase de elevação do nível das águas. O trecho é próximo ao muro de contenção que caiu na Rua Caetano Prestes.
Devido a iminência de novos desabamentos, a área entre a Praça Cristo Redentor, Restaurante da Vânia e a residência da compositora Rosiane Novo foi isolada pela Defesa Civil de Parintins, juntamente com o Corpo de Bombeiros. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) também se dirigiu ao local para levantamento das causas do incidente.
Nas proximidades da Praça do Comunas, a Prefeitura de Parintins e o Governo do Amazonas trabalham na recuperação do muro de contenção desde 2020. A erosão fluvial destruiu a obra que estava sendo executada também em frente ao Buteco Du Verçosa. O trabalho de engenharia não resistiu à força das águas barrentas do Rio Amazonas. Um novo projeto de recuperação da orla foi anunciado pelo poder público.