FOTO: Divulgação/FEI

Com o objetivo de ofertar as ações de cidadania, a Fundação Estadual do Índio (FEI), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizou neste sábado (04/03), emissão de documentos para indígenas das comunidades de São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos, ambos os municípios pertencem à região do Alto Rio Negro.

A iniciativa ocorreu em conjunto com a da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), com intermédio do Instituto Sociambiental (ISA).

Durante a ação, já foram realizados mais de 1.000 atendimentos que contemplam a 1º e 2º via de RG e certidão de nascimento, por meio do Cartório Camargo Carvalho, do município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus), com a finalidade de garantir os direitos e benefícios dos povos tradicionais do Amazonas.

De acordo com o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, é importante que todos os indígenas tenham acesso aos serviços socioassistenciais.

“O Governo do Estado tem essa preocupação em garantir os direitos estaduais e federais dos nossos parentes, principalmente aqueles que estão distantes das sedes dos municípios e encontram-se em situação de vulnerabilidade”, pontuou Trovão.

“São áreas de difícil acesso, então estamos acompanhando de perto o processo de emissão dessas documentações, pois queremos alcançar o maior número de parentes possíveis do Alto Rio Negro”, comentou a gerente do departamento social da FEI, Ana Paula que está no local.

A titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, diz que a ação é uma forma de alcançar as pessoas que estão distantes dos centros urbanos e que, também, precisam de acesso aos serviços de cidadania.

“O alinhamento do Governo do Amazonas é de levar as ações de cidadania a toda a população e estamos atentos a esse recorte que engloba os indígenas das áreas mais distantes. São quatro dias de trabalho intenso em três municípios”, destaca a secretária.

O indígena da etnia baré, Gustavo Melgueiro, aos 64 anos aproveitou a oportunidade e emitiu a primeira via do RG.

“Fico muito feliz em ter sido beneficiado por esta ação, sempre foi meu sonho regularizar a minha documentação pois agora me sinto com os direitos garantidos como cidadão”, disse emocionado.

A equipe técnica da FEI e da Sejusc esteve presente na terça (28/02) e quarta-feira (1º/03) em São Gabriel da Cachoeira; quinta (02/02) e sexta-feira (03/03) em Santa Izabel do Rio Negro, e finalizará em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus).

Artigo anteriorExposição de bonecos japoneses segue em cartaz até dia 25 de março
Próximo artigoEspecialista esclarece as principais dúvidas em relação ao ProUni