Ricardo Stuckert/PR

Nova Déli — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, à margem da Cúpula sobre Impacto da Inteligência Artificial, em Nova Déli, na Índia.

Durante o encontro, os líderes discutiram o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Segundo o Palácio do Planalto, Lula e Plenković defenderam que o tratado entre em vigor o mais rápido possível.

“Os dois líderes destacaram a importância da assinatura do Acordo Mercosul-União Europeia e sua expectativa de que o instrumento possa entrar em vigor com a brevidade possível. Ambos concordaram com a importância estratégica do Acordo no atual momento de recrudescimento do unilateralismo e do protecionismo comercial”, diz a nota divulgada pela Presidência.

O legislativo dos países que integram o Mercosul e a União Europeia analisa a ratificação do tratado, assinado em janeiro durante cúpula em Assunção, no Paraguai.

No Brasil, o texto foi encaminhado ao Congresso pelo Palácio do Planalto e aguarda parecer da Representação Brasileira do Parlasul. Após aprovada, a matéria segue para análise do plenário da Câmara.

O governo espera que a rápida aprovação da proposta pelos países sul-americanos pressione os europeus a adotarem a vigência provisória do acordo.

Ainda segundo o Palácio do Planalto, Lula e o premiê croata também falaram sobre temas relacionados à paz e segurança. “O presidente Lula lamentou os elevados gastos com armamentos no mundo todo e defendeu a necessidade de fortalecimento do multilateralismo e das Nações Unidas”, pontua. Com Metrópoles.

Artigo anteriorCelular de corretora morta por síndico estava em tubulação de prédio
Próximo artigoDeputado João Luiz lança abaixo-assinado em prol da revitalização da BR-319