Reprodução/NHK TV

Um incêndio de grandes proporções atingiu a cidade de Saganoseki, em Oita, no Japão, na noite de terça-feira (18/11), e só foi controlado na manhã desta quarta-feira (19/11). O fogo devastou cerca de 170 edifícios, incluindo residências, e resultou na morte de uma pessoa.

De acordo com a mídia local, fatores como o terreno irregular e acidentado da região, ruas estreitas e ventos fortes podem ter contribuído para a rápida propagação das chamas em uma área densamente povoada. A situação forçou a evacuação dos moradores para o Centro Comunitário de Saganoseki, próximo ao local, onde 170 pessoas foram abrigadas, segundo o jornal Asahi Shimbun.

A Prefeitura de Oita confirmou que uma pessoa foi encontrada em parada cardiorrespiratória no local e teve a morte constatada. Um morador relatou que, ainda durante a tarde de terça, “a casa estava em chamas, e o fogo podia ser visto a distância”.

Os bombeiros informaram que a causa do incêndio provavelmente foi o espalhamento do fogo por ventos intensos e faíscas. No momento do incidente, um alerta de ventos fortes estava em vigor na cidade. Aproximadamente 270 residências ficaram sem energia elétrica.

Contexto de Eventos Naturais

O incêndio ocorre dias após a região ter sido afetada por outro fenômeno natural. O vulcão Sakurajima entrou em erupção no domingo (16/11), lançando cinzas e fumaça a mais de 4,4 quilômetros de altura, segundo a Agência Meteorológica do Japão. A queda de material vulcânico durou aproximadamente oito horas, atingindo até a cidade vizinha de Miyazaki.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorEntidades apresentam propostas urbanas para revisão do plano diretor de Manaus
Próximo artigoChanceler alemão Friedrich Merz é criticado por declarações sobre Belém e gera polêmica