
O presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, se manifestou nas redes sociais após o encontro mediado pelo Paquistão para o fim da guerra dos Estados Unidos terminar sem acordo. Segundo ele, “o lado oposto (EUA) não conseguiu conquistar a confiança da delegação iraniana”.
Declaração de Ghalibaf
“Antes das negociações, enfatizei que tínhamos a boa-fé e a vontade necessárias, mas, devido às experiências das duas guerras anteriores, não confiávamos no lado oposto“, escreveu Ghalibaf na rede social X.
“Meus colegas da delegação iraniana apresentaram iniciativas promissoras, mas, no fim das contas, o lado oposto não conseguiu conquistar a confiança da delegação iraniana nesta rodada de negociações”, acrescentou.
Apesar do desfecho da reunião, Ghalibaf agradeceu o papel do Paquistão em mediar o conflito. “Sou grato pelos esforços do nosso país amigo e irmão, o Paquistão, em facilitar o processo destas negociações, e envio as minhas saudações ao povo do Paquistão”, destacou.
Encontro em Islamabad
A reunião entre autoridades dos Estados Unidos e do Irã para negociar o fim da guerra no Oriente Médio terminou sem um acordo, neste sábado, 11 de abril, em Islamabad, no Paquistão.
Após mais de 21 horas de negociações, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, que participou presencialmente do encontro, conversou com jornalistas e fez um balanço.
“Tivemos várias discussões substanciais com os iranianos. Essa é a boa notícia. A má notícia é que não chegamos a um acordo“, disse Vance.
Programa nuclear como principal obstáculo
Segundo o vice-presidente, os EUA apresentaram termos “bastante flexíveis” para um acordo, mas os iranianos decidiram não aceitar. De acordo com Vance, o principal desencontro foi em relação ao programa nuclear do Irã.
“O fato é que precisamos ver um compromisso afirmativo de que eles não buscarão uma arma nuclear e não buscarão as ferramentas que lhes permitiriam obter rapidamente uma arma nuclear”, explicou.
Com informações de Metrópoles







