
Maués/Marau – O Dia Nacional dos Povos Originários foi lembrado na Terra dos Sateré-Mawé, que reúne uma população superior a 12 mil indivíduos, com festa e rituais que lembram a resistência na luta pela sobrevivência da cultura e costumes da etnia da região do baixo Amazonas.
Na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no Rio Marau, no município de Maués, onde se concentram mais de oito mil sateré, a prefeita Macelly Veras, vice-prefeito Paulo PP, e auxiliares cumpriram extensa pauta, que se prolongou por todo o sábado, marcado não só pelas exposições do artesanato, dança maêmãe, e produção agrícola mas, também, por reivindicações acaloradas.
Detalhe: o povo sateré não discute qualquer pauta reivindicatória ou exibe o seu potencial produtivo cultural se não for com uso da própria língua.
A educação escolar em todos os seus níveis, por exemplo, defendida enfaticamente pela prefeita do município, desde o beabá, é transmitida e praticada tão somente no Sateré-Mawé – uma conquista inalienável que orgulha a todos.
No calor das festividades, Macelly Veras , que pernoitou na comunidade, era das mais entusiasmadas. Ela prometeu aos “parentes” da Terra, estimular e fortalecer a cultura e as tradições dos sateré para que a sua identidade permaneça incólume e respeitada por todos.
“Ao lado da liderança maior do povo sateré, Ideí Batista e tantos outros guerreiros e guerreiras da floresta reforço o meu compromisso com nossos povos originários, com os quais vivi momentos inesquecíveis, cheio de cultura força e tradição “.
Um dos compromissos assumidos pela prefeita foi com o projeto Prata do Guaraná, voltado para a geração de renda e o aumento da produção. Maués é o maior produtor de guaraná do Amazonas. Sua produção é absolvida na sua integralidade pela Ambev.
O ponto alto da solenidade, entretanto, ficou por conta da distribuição de frutas produzidas na comunidade, o farto almoço oferecido pelos anfitriões e a distribuição de implementos sorteados pela Prefeitura do Município.
O motor de popa fez a alegria de muitos. Os festejos do Dia dos Povos Tradicionais de Maués terminou na comunidade Santa Maria, no Rio Urupadi.
Participaram dos eventos, os vereadores Léo Moreira, Renata Rates, Willams John, Iara Silva, Elias passos, Darcy Correia e os secretários Alfredo Almeida, Bruno Sergio, Andrea Santos, Lázaro Jr., Bruno Pereira.
Imagens: Jorge Raimar e Ruan Aguiar










