O candidato da prefeito de Manaus, Silas Câmara, abriu o segundo dia de campanha oficial no Terminal 4, localizado no bairro Jorge Teixeira, no limite entre as zonas norte e leste da capital. Assim como no dia anterior, no Terminal 3, Silas e o coronel Amadeu, o candidato a vice, ouviram reclamações da população sobre os constantes assaltos no local, além do abandono do espaço de uso público e a demora na chegada dos ônibus, que deixam o terminal completamente lotados.

Para ajudar na segurança dos coletivos, a ideia é, além do controle de câmeras e do botão de pânico dentro dos veículos, a aquisição de horas extras de Policiais Militares, Civis e Bombeiros Militares, assim como é feito em grandes centros como São Paulo. As ações da prefeitura serão integradas com o Sistema de Segurança Pública do Estado na política de prevenção aos atos infracionais.

“O desafio do transporte público tem jeito. Aqui no T4, a gente observa que o desafio é igual ao do T3 e dos outros terminais. São reclamações quanto à falta de segurança pública, desorganização do sistema de transporte público e, por que não dizer?, a falta de autoridade da prefeitura”, analisou Silas, um parlamentar experiente, com cinco mandatos defendendo o Amazonas na Câmara dos Deputados.

De acordo com o plano de governo registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Manaus terá apenas dez secretarias municipais na gestão de Silas e coronel Amadeu. Uma delas será a Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte Público, que vai implantar o Projeto Mobilidade Manaus. Nele, será implantado, de forma efetiva, o sistema Bus Rapid Transit (BRT). Com a modernização da frota de ônibus, será recriada a Integração Temporal, com uma integração também entre o transporte terrestre e fluvial, e a Domingueira, com rota turística terrestre e fluvial para balneários.

“Manaus está sem governo e a dignidade humana vem sendo desafiada pela falta de compromisso do poder público com as pessoas. São banheiros destruídos. Segurança pública zero, aqui não tem guardas municipais e nem câmeras de vigilância. A população está desolada e dizendo que, de fato, Manaus pede socorro. Eu e Amadeu temos este compromisso de construir uma cidade mais humana e conversando com as pessoas”, assegurou Silas.

Com a gestão pautada em transparência total e irrestrita, será disponibilizada para toda a população a planilha de custos do transporte público. A prefeitura vai estimular uma parceria também para a criação do transporte coletivo fluvial.

“Vamos implantar semáforos inteligentes e um sistema de vagas rotativas”, completou Silas.

Artigo anteriorAleam aprova criação de Fundo de Apoio ao Exercício do Controle Externo do TCE
Próximo artigoPresidente da Câmara afirma que não deixará de ser mediador dos problemas da cidade