Kátia Schweickardt, ex-secretária municipal de Educação (Semed) de Manaus, anunciada no dia como secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), teve seu nome oficializada no cargo nesta terça-feira (24) com publicação no Diário Oficial da União.
O Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa dos Santos foi quem assinou a portaria de nomeação de Kátia Schweickardt, anunciada no dia 6 deste pelo ministro da Educação Camilo Santana, ex-governador do Ceará.
“É uma prioridade do presidente Lula cuidar da educação infantil, ensinos Fundamental e Médio”, disse o ministro, ao fazer o anúncio de Kátia Schweickardt, na Educação Básica do Ministério da Educação.
No dia 6 deste mês quando Kátia Schweickardt foi anunciada para a Secretaria de Educação Básica do MEC, o nome dela não agradou parte dos professores em Manaus. Em publicações na internet eles demonstraram insatisfação.
Em 2017, a ex-secretária quando os professores foram às ruas no movimento chamado “Fundeb para todos”, que cobrava transparência no uso dos recursos e a utilização deles para o pagamento de abono salarial, Kátia Schweickardt chegou a chamar o movimento de criminoso: “Fizeram um movimento que eu considero até criminoso, porque foi um movimento que não foi pedido pauta, agenda”.