
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que as obras de reconstrução da ponte sobre o rio Autaz-Mirim, no km 25 da BR-319, seguem em ritmo contínuo e têm previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2026. A nova estrutura substituirá a ponte que colapsou em 2022, junto com a ponte do rio Curuçá.
Segundo o superintendente do órgão no Amazonas, Orlando Fanaia Machado, a reconstrução exigiu um projeto de fundação completamente novo devido às condições do terreno e ao desgaste das bases antigas, que não apresentavam condições de reaproveitamento.
Fundações mais profundas e reforçadas
A equipe técnica identificou a necessidade de construir fundações mais profundas para garantir a segurança e a durabilidade da nova ponte, especialmente por se tratar de uma rota utilizada por veículos pesados.
“Foi necessário executar novas bases, com escavações mais profundas para colocação das estacas. Essa etapa exige precisão técnica e é determinante para garantir a segurança do tráfego de veículos pesados na nova estrutura”, explicou Fanaia.
Estrutura será maior e mais resistente
A nova ponte terá 210 metros de extensão, aproximadamente 60 metros a mais que a antiga. O DNIT informou que o projeto passou por novo dimensionamento e recebeu reforços desde a fundação até o tabuleiro, seguindo normas atualizadas de engenharia e segurança.
“O redimensionamento garante que a nova estrutura atenda plenamente às normas de segurança e suporte ao tráfego pesado”, destacou o superintendente.
Importância para a ligação do Amazonas
A ponte do Autaz-Mirim é um ponto estratégico da BR-319, via que conecta o Amazonas ao restante do país. A reconstrução integra o conjunto de ações do DNIT para melhorar o tráfego na região após os colapsos de 2022, que afetaram a mobilidade de comunidades e o escoamento de cargas.
A autarquia reforçou que outras intervenções continuam em andamento ao longo da rodovia.










