A forte alta dos direitos de televisão demonstra que o novo formato da Liga dos Campeões previsto para 2024 já é um sucesso, afirmou nesta segunda-feira o presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaifi.

“As vendas do novo formato nos Estados Unidos, mesmo sem a língua espanhola, aumentaram em 150%. No Reino Unido e na França também subiram muito”, declarou o dirigente em uma conferência organizada próximo a Lisboa pela Federação Portuguesa de Futebol.

“Creio que isso demonstra que o novo formato é um grande sucesso antes mesmo de começar, só pelas vendas de direitos de TV”, ressaltou Al-Khelaifi.

A Liga dos Campeões sofrerá em 2024 sua reformulação mais drástica em 20 anos, oficializada em maio deste ano após o imbróglio gerado pelo projeto da Superliga, lançado em 2021 por vários clubes europeus com a ideia de criar uma competição privada.

“O futebol deve se desenvolver, mas de uma maneira que respeite todos os clubes: pequenos, médios e grandes”, disse o presidente do PSG, que também preside a Associação Europeia de Clubes (ECA) e é vice-presidente da Uefa.

Os direitos de TV das competições europeias de clubes foram vendidos por 15 bilhões de euros por três anos (de 2024 a 2027), um salto que se deve à ampliação do número de participantes da Champions para 36 equipes.

O novo formato, que entrará em vigor na temporada 2024/2025, prevê um minicampeonato de oito rodadas incluindo todos os times no lugar da tradicional fase de grupos.

Artigo anteriorLumena desabafa sobre venda de conteúdo adulto
Próximo artigoCiro Gomes diz ser contra linguagem neutra: “Tenha santa paciência”