O prazo de validade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) passou a ser de cinco anos para edificações no Amazonas. O novo texto para Lei n• 2.182, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na manhã desta segunda-feira (15). Até então, a renovação junto à corporação devia ser realizada pelo cidadão a cada dois anos.

A alteração do texto foi aprovada na última semana pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A nova legislação não vale para construções provisórias.

De acordo com o deputado estadual Delegado Péricles (PL), a lei tem como principal objetivo a desburocratização do serviço público. O breve intervalo só acumulava ônus financeiro ao cidadão, além de agravar a burocracia no serviço público, mesmo sem a real necessidade do acionamento do Corpo de Bombeiros.

“Quando se inicia uma obra, o cidadão já precisa apresentar documentos e obter licenças para que, de fato, ao fim da construção legal, possa obter o Habite-se. Entendemos então que toda obra legal já começa com segurança resguardada.

O prazo breve de dois anos só estava servindo para gerar ônus financeiro ao cidadão e mergulhar o serviço público numa burocracia desnecessária. Cinco anos é tempo hábil e necessário para esse tipo de renovação, segundo a própria instituição de segurança. Por isso concordei com essa mudança”, afirmou o o parlamentar, autor do pedido de tramitação em regime de urgência na Aleam.

Artigo anteriorComissão de Defesa do Consumidor da Aleam mostra que Cesta Básica do Amazonas aumento pelo sétimo mês consecutivo
Próximo artigoAdesivaço na madrugada marca início da caminhada para a reeleição de Wilson Lima