Goodmoments/Getty Images

A ação detox está associada à retirada de toxinas e impurezas acumuladas no organismo. De acordo com a nutricionista Ana Paula Cardoso, de Brasília, o processo de desintoxicação ocorre naturalmente no corpo por meio da função do fígado. A especialista explica que dá para “ajudar” o órgão por meio de uma alimentação saudável e equilibrada.

Pensando em como contribuir com o importante processo de desintoxicação do corpo, a coluna Claudia Meireles questionou Ana Paula e a nutricionista Nathali Loyola, de São Paulo, para saber quais alimentos podem oferecer ação detox. Segundo as profissionais de nutrição, determinadas frutas dispõem dessa propriedade.

No topo da listagem elaborada por Nathali consta o abacaxi. Ela destaca que a fruta é rica em magnésio e ferro, além de conter vitaminas essenciais para o organismo, como a C e as do complexo B. Outro papel do alimento envolve auxiliar na retenção de líquidos em razão do efeito diurético.

A nutricionista comenta que o abacaxi traz na composição um ativo chamado bromelina, responsável por auxiliar no processo de digestão. “O composto aumenta os efeitos das enzimas digestivas que melhoram o trato intestinal favorecendo a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas”, complementa.

Na segunda posição do rol da especialista em nutrição de São Paulo aparece a melancia. “É uma fruta rica em licopeno, um antioxidante; vitaminas C e A; também cucurbitacina, composto vegetal com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios”, numera. Nathali ressalta quanto ao alimento ser ideal para quem não gosta de tomar água.

“Por ser uma fruta que é composta de 92% de água, a melancia ajuda na hidratação, principalmente de quem não gosta de beber água”, enfatiza a expert.

Já Ana Paula Cardoso elenca a laranja e o limão como primeiras frutas da lista de ação detox: “Esses alimentos são ricos em ácido ascórbico, que tem potencial antioxidante e favorece a eliminação de radicais livres, ajudando o processo de desintoxicação”. Em seguida, a nutricionista aponta as frutas vermelhas.

“As frutas vermelhas, como morango, amora e uva, são ricas em antocianinas que fazem com que esses alimentos tenham essa coloração”, pontua a nutricionista. Ela prossegue: “Também somam compostos antioxidantes que promovem a desintoxicação do organismo”. Ela sugere consumi-las in natura e por meio de sucos e vitaminas.

Antes de finalizar o rol, Nathali Loyola cita a acerola: “Rica em vitamina C, apenas 4 frutinhas já oferecem a quantidade necessária”. Ela detalha que o alimento fonte de fibras tem propriedades antioxidante e anti-inflamatória.

“Quanto à acerola, ajuda a melhorar a anemia devido à quantidade de vitamina C, que é essencial para absorção de ferro dos alimentos”, atesta a profissional de nutrição. Ela acrescenta sobre os nutrientes da fruta serem necessários para a “melhoria do funcionamento do fígado”.

Na quarta e última colocação da lista montada por Nathali surge a maçã. A fruta contém polifenóis, ativos com função de proteger os tecidos das células do pâncreas e contribui para o funcionamento do órgão, conforme esclarece a nutricionista. “A pectina presente no alimento diminui a absorção de gordura melhorando o colesterol”, conclui. As informações são da colunista Claudia Meireles.

Artigo anteriorMessi sai lesionado, mas Argentina vence Colômbia em final e se torna maior campeã da Copa América
Próximo artigoEstudo que analisa qualidade do óleo de andiroba para melhor valorização no mercado recebe apoio do Governo do Amazonas