Os benefícios do gergelim estão relacionados às suas fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento intestinal e a reduzir os níveis de colesterol no organismo.

O ingrediente não altera o sabor dos alimentos, podendo ser adicionado em refeições como saladas e sopas ou acrescentado a um iogurte, por exemplo. Ele diminui a absorção de carboidratos e aumenta a saciedade, por isso é um bom aliado para dietas.

Veja os benefícios da semente:
1. Diminuir o apetite e ajudar a emagrecer;
2. Reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas;
3. Ajudar a controlar a pressão arterial;
4. Melhorar a saúde da pele, facilitando a cicatrização e evitando manchas da idade;
5. Aumentar as defesas do organismo;
6. Manter os ossos e dentes fortes;
7. Evitar lesões no fígado, eliminando produtos tóxicos do órgão;
8. Melhorar o humor;
9. Regular a produção de hormônios.

Como usar o gergelim para emagrecer
Além de diminuir a absorção de carboidratos, o que resulta em diminuição do apetite e aumento da saciedade, o gergelim contribui para uma melhor digestão, trazendo sensação de conforto ao organismo.

Para auxiliar no processo de emagrecimento, pode-se acrescentar uma colher de sopa de gergelim em um copo de iogurte. O lanche pode ser consumido no meio da manhã ou da tarde para que o indivíduo não exagere no almoço e no jantar.

Receitas com gergelim
1. Pasta de gergelim

A pasta de gergelim, também conhecida como tahine, é fácil de fazer e pode ser colocada em pães ou utilizada para fazer molhos ou para temperar outros pratos, como o falafel, por exemplo.

Para fazer o tahine basta dourar uma xícara de gergelim em uma frigideira, tomando cuidado para não queimar as sementes. Em seguida, deixar esfriar um pouco e colocar no processador as sementes e 3 colheres de sopa de azeite de oliva. Depois, basta bater até que forme uma pasta. Além disso, pode-se temperar com sal e pimenta à gosto.

2. Biscoito de gergelim
O biscoito de gergelim é uma ótima opção de lanche ou para comer com o café e com o chá.

Ingredientes
1 ½ xícara de farinha de trigo integral;
½ xícara de gergelim;
½ xícara de semente de linhaça;
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
1 ovo.

Modo de preparo
Em um recipiente, junte todos os ingredientes e misture com a mão até que se forme uma massa. Em seguida, abra a massa com um rolo, corte em pedaços menores, coloque em uma assadeira untada e faça pequenos furos nos pedaços com auxílio de um garfo.

Depois, coloque a assadeira no forno pré-aquecido a 180 ºC e deixe por cerca de 15 minutos ou até que os biscoitos fiquem dourados. Por fim, é só deixar esfriar um pouco e consumir. (Metrópoles)

Artigo anteriorPoliciais militares do 2° GPM detêm dois homens por tráfico no município de Nhamundá
Próximo artigoJustiça anula título de doutor honoris causa de Lula em universidade de AL