
O audacioso assalto relâmpago ao Museu do Louvre, ocorrido em 19 de outubro, que resultou no roubo de joias da coroa francesa avaliadas em cerca de €88 milhões (R$550 milhões), deixou um detalhe intrigante: o Diamante Regente, uma das peças mais valiosas da Galeria de Apolo, foi deixado completamente intocado pelos criminosos. Este fato levanta especulações sobre a infame “maldição” que cerca a joia.
O roubo, que durou aproximadamente oito minutos, envolveu quatro pessoas e um veículo alugado fraudulentamente. Peças como o Colar de safiras de Maria Amélia e Hortênsia de Beauharnais foram subtraídas, e a Tiara da Imperatriz Eugênia foi encontrada danificada, aparentemente por acidente, mas não levada. O museu chegou a ser fechado após o incidente, que está sob investigação do Ministério Público francês. O Ministro do Interior da França, Laurent Nuñez, destacou o “valor inestimável” das joias para a história do país, embora um dos itens roubados já tenha sido recuperado pela polícia.
A Lenda do Diamante Regente
No entanto, o verdadeiro enigma gira em torno do Diamante Regente. Com 410 a 426 quilates antes de ser lapidado, sendo um dos mais raros do mundo, a joia possui uma história sombria:
Origem Trágica
Descoberto na Índia no século XVIII por um escravizado, que o escondeu em um curativo na perna. Em troca de liberdade, ofereceu-o a um capitão inglês, que o enganou, atirou-o ao mar e, posteriormente, vendeu a peça por uma quantia irrisória antes de se enforcar.
A Maldição Se Manifesta
A joia, então conhecida como Diamante Pitt, foi comprada por Thomas Pitt, governador de uma colônia inglesa na Índia. Lapidado em um formato de almofada brilhante de 140,64 quilates, perdeu cerca de 60% de seu tamanho. Foi vendido ao rei Filipe II da França, que o rebatizou de Diamante Regente, e a partir daí, seus donos reais enfrentaram destinos catastróficos
Luís XV
O monarca durante o período que antecedeu a Revolução Francesa.
Maria Antonieta: Foi guilhotinada pelos revolucionários.
Napoleão Bonaparte: Derrotado e forçado ao exílio.
Carlos X: Forçado a abdicar do trono e faleceu de cólera anos depois.
Por Que Foi Deixado Para Trás?
À Reuters, as autoridades francesas admitiram não ter uma explicação imediata para o fato de os ladrões terem ignorado o diamante. “Só quando eles estiverem presos e enfrentarem os investigadores é que saberemos que tipo de ordem eles tinham e por que não miraram naquela janela”, afirmou a promotora de Paris, Laure Beccuau.
Especialistas, porém, sugerem que a macabra reputação da joia pode ser a resposta. Além de ser facilmente reconhecido no mercado ilegal devido à sua notoriedade, o medo da infame maldição pode ter dissuadido os criminosos de levá-lo.
Com informações de Metrópoles










